Frases romanticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitos e riscos numa era de globalização
Da página 15 à 80 Anthony Giddens tece reflexões expontâneas de alguém que vive o processo de globalização por dentro, quase como o Assange fez com ossegredos de várias "democracias". Mesmo que a reflexão que A.G. faça não seja tão denunciativa, ele nos traz uma compreensão diferenciada de alguns elementos que nos atravessam de forma imperceptívelenquanto estamos com o olho do furacão em nossas nucas e apenas A.G. conseguiu percebê-lo.
O autor passeia por temas amplos como:
1)Globalização; Ao tratar das leituras dos "céticos" e dos "radicais"sobre o tema, das identidades nacionais, do comércio global, das comunicações, daquilo que ela traz de bom e de ruim.
2) Riscos; Ao tratar de como nos foi feita a promessa de paz e estabilidade pelaciência e pela tecnologia, de como essas armas se voltaram contra nós. A partir de então ele analisa o surgimento da palavra risco de forma que ela só foi possível com a mudança da forma com a qual ofuturo é visto pela modernidade. Uma leitura original.
Quase sempre ele começa com a formação, uso e difusão das palavras para chegar a um entendimento da sociedade.
3)Tradição; A.G. desilude osleitores que acreditavam na leitura de Hobsbawn e Ranger sobre o tema. Segundo A.G. o que os dois últimos autores defendem, que as tradições inventadas são falsas realidades basicamente instrumentos depoder existindo de forma bem recente, não é real. Toda tradição um dia foi invenção. O que determina isso é o tempo em que vivemos.
4) Família; Ao tratar sobre família, temas como ascensão damulher ao mercado de trabalho, divórcio, casamento, paridade de gênero, filhos, casamento, acasalamento, casamento, relações homossexuais e amor, fazem parte de uma leitura em que a família se modificouprincipalmente pela formação de uma "democracia emocional" em que conversa e afinidade fazem parte de um processo amplo de Ocidentalização das relações humanas. Uma leitura nem sempre tão bem feita....
tracking img