Frases ditas que os professores não sabem o significadoabem o

711 palavras 3 páginas
Discurso Vazio: as expressões que poucos sabem o que significam
“Formar cidadãos”
Conceito original: Objetivo da escola que se baseia no ensino dos conteúdos curriculares com a finalidade de preparar pessoas bem informadas e críticas.
Conceito distorcido: Objetivo da escola que se baseia em ações sociais e de preservação do meio ambiente com a finalidade de preparar pessoas conscientes de seu papel na comunidade.
Origem: A frase começou a se popularizar entre os professores em meados da década de 1980 como consequência de redemocratização brasileira. “O surgimento do sujeito crítico, criativo e participativo se deu, institucionalmente, como o renascimento da autonomia do país após a ditatura”.
Comentário sobre a frase:
O conceito surgiu pós-ditadura, momento oportuno para que tivéssemos sujeitado atuantes, participativos com capacidade de formar uma opinião e conseguir argumentar sobre aquilo que acredita e defende. Esse era o conceito inicial, a proposta era exatamente voltada para um indivíduo crítico e criativo. No entanto para que tenhamos esse cidadão são necessários conteúdos que embasem esse tipo de formação e também um planejamento feito pelos professores, o que geralmente não acontece, outro fator para que a ideia se perdesse, foi o fato de não haver um currículo definido os conteúdos a serem ensinados em cada série, e algumas escolas destorcem tanto essa frase que não enxergam o papel principal da educação, acabam trabalhando sem propostas pedagógicas claras e objetivas. Atualmente esse conceito sofreu muitas alterações e tem servido apenas para preencher objetivos em Projetos político pedagógico, como simples metas a serem alcançadas pelas escolas, sem definição de um caminho para atingi-lo, afinal formar realmente cidadãos é um processo que se desenvolve ao longo de todo aprendizagem e não envolve apenas o conhecer e sim a mudança de comportamento, não adianta um aluno saber que a uma lixeira própria para cada tipo de lixo e quando está na rua

Relacionados