Fraqnk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.administradores.com.br/informe-se/aÉtica na Formação dos Recursos Humanos

São freqüentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmonos meios esportivos, culturais e religiosos.
A sociedade contemporânea valoriza comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas. É fácilverificar que o desejo obsessivo na obtenção, possessão e consumo da maior quantidade possível de bens materiais é o valor central na nova ordem estabelecida no mundo em que o prestígio social éconcedido para quem consegue esses bens. O sucesso material passou a ser sinônimo de sucesso social e o êxito pessoal deve ser adquirido a qualquer custo. Prevalecem o desprezo ao tradicional, oculto à massificação e mediocridade que não ameaçam e que permitem a manipulação fácil das pessoas.
Um dos campos mais carentes, segundo Caravantes , no que diz respeito à aplicação daética, é o do trabalho e exercício profissional. Por esta razão, executivos e teóricos em administração de empresas voltaram a se debruçar sobre questões éticas. A lógica alimentadora desseprocesso não é idealista nem “ cor de rosa”. É lógica do capital que para poder sobreviver, tem que ser mais ético, evitando cair na barbárie e autodestruição. São os próprios pressupostos dadisputa empresarial que forçam a adoção de um modelo mais ético.
O individualismo extremo, muitas vezes associado à falta de ética pessoal, tem levado alguns profissionais a defender seusinteresses particulares acima dos interesses das empresas em que trabalham, colocando-as em risco. Os casos de corrupção e investimentos duvidosos nas empresas públicas e privadas são os maioresexemplos.Esse quadro remete diretamente à questão da formação de recursos humanos, pois são as pessoas a base de qualquer tentativa de iniciar o resgate da ética nas empresas e nas relações...
tracking img