Franz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Franz Bopp
Nasceu em Mainz, Alemanha em 1791.
Lingüista alemão considerado o iniciador da filologia comparativa e que demonstrou a importância do sânscrito para as línguasindo-européias Seu talento apareceu inicialmente em Über das Conjugationssystem der Sanskritsprache (1816) (Linguagem sobre a conjugação do sânscrito), quando estava em Paris(1812-1816) dedicando-se ao estudo das línguas orientais, onde pioneiramente procurou traçar a origem comum do sânscrito, persa, grego, latim e alemão. Professor de literatura oriental ede filologia geral na Universidade de Berlim (1821-1867) publicou uma gramática do sânscrito (1827).
Esse livro sobre o sistema de conjugação do sânscrito abriu novasperspectivas lingüísticas. Logo concentrou sua atenção no sânscrito e publicou um vocabulário de sânscrito e latim (1830) tornando-se, assim, um filólogo do Sânscrito. Esse pequeno livrocontinha um estudo comparado dos verbos e uma série de traduções do Sânscrito. Produziu vários estudos de grupos de línguas européias e ensaios sobre a relação entre as línguasmalaio-polinésias e as indo-européias (1840) e sobre o sistema de acentuação em sânscrito e grego (1854).
Morreu em Berlim no ano de 1867, então na Prússia, e sua grande obra foiVergleichende Grammatik des Sanskrit, Zend, Griechischen, Lateinischen, Litthauischen, Altslawischen, Gotischen und Deutschen (1833-1852), onde, após investigar a origem das formasgramaticais dessas línguas, descreveu a estrutura gramatical original e definiu suas leis fonéticas.------------------------------------------------------------------------------------------
Andrêza você decide se coloca a tradução dessa obra de Franz Bopp.
Gramática comparativa do sânscrito, Zend, grego, latim, lituano, eslava Velha, gótico e alemão.
tracking img