Franz Oppheimer

403 palavras 2 páginas
Franz oppnheimer
Franz Oppenheimer (Berlim, 30 de Março de 1864 — Los Angeles, 30 de Setembro de 1943) foi um judeu alemão sociólogo e economista político, que publicou também na área da sociologia fundamental do Estado.Depois de estudar medicina em Freiburg e Berlim, Oppenheimer atuou como médico em Berlim de 1886 até 1895. De 1890 em diante, ele começou a interessar-se por questões sociopolíticas e socioeconômicas. Depois de sua atividade como médico, ele foi editor-chefe da revista Welt and Morgen, onde se tornou conhecido de Friedrich Naumann, que estava, naquela época, trabalhando de porta em porta para diferentes jornais diários.
Em 1890, Oppenheimer ganhou um Ph.D em Kiel com sua tese sobre o economista David Ricardo. De 1909 à 1917, Oppenheimer teve o título de Privatdozent em Berlim, para dois anos depois ser professor titular. Em 1914 foi co-fundador do Comitê Alemão de Libertação dos Judeus Russos. Em 1919, ele aceitou o convite para servir como presidente paraSociologia e Teoria Política Econômica na Universidade de Frankfurt. Essa foi a primeira cadeira dedicada à Sociologia na Alemanha.
De 1934 à 1935, Oppenheimer lecionou na Palestina. Em 1936 foi nomeado membro honorário da American Sociological Association. Em 1938, fugindo da perseguição nazista, emigrou via Tóquio e Xangai para Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 1941 ele se tornou um membro fundador do The American Journal of Economics e Sociologia.
O filho Franz Oppenheimer foi Hillel Oppenheimer, professor de botânica da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Obras:
Franz Oppenheimer criou uma extensa obra composta por cerca de 40 livros e 400 redações que contem textos sobre sociologia, economia e as questões políticas de seu tempo. Um dos mais famosos foi Der Staat (O Estado).

O papel do estado
Para falar sobre o papel do estado, precisamos antes falar sobre suas origens. Há teses concorrentes, e uma delas, endossada por Franz Oppenheimer, Nietzsche e David Hume, é de que o estado

Relacionados