frantili

285 palavras 2 páginas
Ilusão de Ótica de Movimento - Imagens Estáticas que Ganham Vida Própria! 16.5.11 Rogério Barreto

Brincando com a Mente!

Ilusão de ótica (ou Ilusão de óptica no português arcaico) é o termo utilizado para situações em que o sistema visual é "enganado" e somos induzidos a ver algo que não existe, ou enxergamos algo de forma diferente do que ele é na realidade.

Apesar de existir muitos debates sobre o tema, até hoje não se sabe exatamente o que causa este efeito. No entanto alguns artistas desenvolveram uma habilidade única de criar situações, imagens ou objetos que causam uma verdadeira confusão visual para quem os observa. São os verdadeiros difusores desta arte centenária que exerce um grande fascínio, encanta, diverte e intriga a todos, deixando sempre os observadores incrédulos e com um gostinho de quero mais! Há vários tipos de ilusão de ótica, neste artigo vamos abordar as Ilusões de Ótica de Movimento, e nos próximos artigos vamos abordar outros tipos:

Ilusões de Ótica de Movimento: São cenas com imagens estáticas, sem qualquer movimento, que ao serem observadas conforme a instrução, parecem ter vida própria.
Parece improvável, mas não tem nada girando aqui:

Roda Vai e Vem: Foque a visão na bolinha preta do centro, em seguida se afaste e se aproxime do monitor sucessivas vezes:

Tela Psicodélica Derretendo: Deve ser o exemplo mais impressionante deste gênero.
Dá para acreditar que a imagem abaixo está estática e que o movimento é pura ilusão? Clique na imagem para ver em tamanho real toda a magnitude deste efeito!

Fonte: http://brincandodegentegrande.blogspot.com.br/2011/05/ilusao-de-otica-imagens-animacoes-e.html
Camara de luz ver ao contrario : http://www.uhull.com.br/07/24/terca-experiencia-camara-escura-com-lente-experiencia-de-fisica/

Relacionados