Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este relatório vai resartar a palestra realizada no dia 22 de outubro de 2012, na faculdade IDEAU com o renomado empresário Nelson Akimoto. Conciderado uma liderança emergente em Chapecó, o recém-eleito Empresário do Ano 2011 pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson EijiAkimoto, tem uma vocação que o capacitou ao sucesso: amor à família, ao trabalho e aoestudo.Veremos o que fez de Nelson Akimoto o maior empresário do Oeste catarinense.

Eleito Empresário do Ano em 2011, a história de sucesso profissional do engenheiro elétrico Nelson Eiji Akimoto serve de exemplo para muitos empreendedores da região.
Akimoto nasceu em Novo Horizonte (SP), é graduado em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Unesp e pós-graduadoem desenvolvimento gerencial pela Unochapecó. É filho de Eiti Akimoto, de nacionalidade japonesa que chegou ao Brasil aos nove anos, e Mitsuko Sato Akimoto, natural de Guararapes, interior de São Paulo. Casou-se com Édina T. Jahn Akimoto, com quem teve dois filhos.
O empresário iniciou a carreira profissional como engenheiro eletricista na empresa Tecmon Engenharia e Comércio Ltda, de São Paulo,em 1988. Após processo seletivo, transferiu-se para Chapecó para atuar no departamento técnico-operacional da Sadia Concórdia S.A., em agosto de 1988. Em 1992, juntamente com o colega e amigo Mauro Tiecher, criou a NORD Tecnologia em Eletrônica Ltda, que mais tarde se transformou na NORD Automação Industrial S.A., e hoje NORD Electric S.A.
Atualmente, a família Akimoto conduz a NORD Electric etambém faz parte do grupo de acionistas da KEMIN NORD, empresa estabelecida em Vargeão (SC), que produz palatabilizantes para rações de pet.Os seus principais objetivos eram sobreviver com dignidade tiveram que nos multiplicar nas atividades, trabalhar e trabalhar, pois eramem poucos e desde o início tinham concorrentes fortes, mas que pela nossa qualidade, conquistaram grandes clientes queoportunizaram mostrar seu trabalho.
Quando questionado pelo sucesso da empresa Akimoto disse: muito trabalho, a equipe de colaboradores, os princípios dos dirigentes e os valores compartilhados, atenção aos funcionários e a formação técnica. Além disso, a conquista de clientes e a sua fidelização, a vanguarda tecnológica, a busca de novos conhecimentos, a participação comunitária e em entidadesempresariais e bons produtos e serviços. Foi necessário aprender a dar um passo para traz e também a se levantar e criar estímulos para buscar os nossos sonhos.

Akimoto sofreu bastante até chegar onde está, ele entrou em um ambiente onde existem outras empresas consolidadas e é encarado como um aventureiro, que vem para atrapalhar. Por isso devemos estar preparados com estratégias empresariais parapoder diferenciar os nossos serviços e produtos, quando possível. Uma boa estratégia é procurar estar na vanguarda, pois quando a concorrência chegar com uma cópia você terá uma nova versão que o diferenciará no mercado. Akimoto procura adotar esta estratégia em alguns trabalhos que realiza e desta forma a principal concorrente da NORD Electric é ela mesma.
O sucesso do empresário está nocrescimento de seu negócio, e o desenvolvimento precisa ser sustentável. A sustentabilidade empresarial garante o sucesso do negócio à longo prazo, colabora com um meio ambiente saudável e com o desenvolvimento econômico e social da comunidade, mas tem que sair do discurso e ir para a aplicação, pois sustentabilidade não é moda. A ética deve estar presente nas relações econômicas, embasada em valoresmorais. Akimoto tem a honra de dizer que na NORD Electric “não fazemos qualquer negócio”.

Conclusão
Através da palestra, pude concluir que o maior trabalho para empreender é a sua vida, e que o seu negócio, a sua empresa, é parte da sua vida, mas não é a sua vida.Temos que formar uma base forte, buscando muita informação e conhecimento sobre o seu negócio, devemos constituir uma reserva...
tracking img