Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
FUNDAMENTOS DA FRANQUIA
















1. FUNDAMENTOS DA FRANQUIA

1.1 O que é Franquia?

A origem da palavra franchising, é francesa seu termo “fran” significava “concessão de um privilégio ou de uma autorização”, traduzida para o português significa franquia.
Não existe uma definição única de franquia universalmente aceita. No entantoas diversas existentes conseguem esclarecer o conceito de forma objetiva. Basicamente falando a franquia é um modo de desenvolvimento comercial de distribuição.
Para Martins (1995) consiste a franquia na concessão de uma determinada pessoa, que se constitui em empresa, de marcas de produtos, devidamente registradas, já perfeitamente conhecidas do público e aceitas por sua qualidade, seu preçoetc
Segundo o projeto de lei do contrato de franquia 8.955/94 (1994) a franquia é um sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidosou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta sem que no entanto fique caracterizado vínculo empregatício
Para Associação Brasileira de Franchising ABF franchising é um sistema de comercialização de produtos, serviços ou tecnologias é baseado em estreita e continua colaboração entre empresa jurídicas e financeiramente distintas e independentes, através da qual ofranqueador concede o direito e impõe a obrigação aos sés franqueados de explorarem uma empresa de acordo com seu conceito
Segundo Maricato:
“É uma criação inteligente que permite o controle e a expansão rápida da produção ou comercialização de produtos ou serviços consagrados pelo mercado, dispensando o uso de capital próprio significativo da empresa franqueadora e com riscos reduzidos para o novoempreendedor.” (MARICATO, 2006 p17)

Independentemente das diversas definições, a franquia foi um caminho encontrado de oportunidades para abrir um negócio próprio com um menor risco de insucesso, é um método de colaboração empresarial, onde franqueador e franqueado caminham juntos para alcançar adjetivos distintos, sendo ambas as partes beneficiadas.

1.2 Histórias da Franquia

Afranchising surgiu a quase dois mil anos atrás, na Idade Média, onde a igreja concedia a alguns senhores o direito de cobrar impostos dos camponeses em seu nome, dando a esses senhores um percentual sobre o total arrecadado.
Segundo Schwartz (1994) muitos séculos depois, a franchising renasce, agora como pratica comercial. Na América do Norte, em 1850, a Singer Sewing fabricante de maquinas decostura, decide ampliar sua participação no mercado de varejo, cedendo o uso se sua marca.
Com essa participação pequenas empresas começariam a desfrutar as oportunidades de adquirir um negócio, já conceituado no mercado.
Algum tempo depois em 1898, o setor automobilístico, através da General Motors, começou a adotar o sistema de franchising para expandir sua rede de distribuição, através deconcessionárias.
Em 1899, foi a Coca-Cola criou a primeira franquia de produção passando a fornecer licença em para empresários interessados em comercializar refrigerante em diversas áreas geográficas.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, com a volta dos soldados americanos para casa, a franchising se fortalecer como prática comercial e tem um crescimento espetacular nos EUA a falta de emprego écompensada pela abertura de oportunidades para pessoas dispostas a correr riscos, o que multiplica os negócios e acaba por aumentar a oferta de empregos.
No século XX, a franquia encontrou sua expansão no setor de distribuição, a partir de 1955, com um dos maiores representantes da Franchising mundial, o Mc Donald’s. Assim, o segmento de fast food ganhou forma de várias outras franquias surgiram,...
tracking img