Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de Franquia
Na essência, o sistema de franquia como metodologia de expansão e canal de venda de produtos e serviços, é alicerçado dentro de um mesmo princípio básico, (atualmente regulamentado pela lei n.º 8.955), para todo e qualquer negócio, independente do porte, que apenas são diferenciados quanto à natureza da operação, ex.: fast-food, restaurante, comida típica (Alimentação),escola de idiomas, escolas profissionalizantes (Educação), agência de turismo, hotéis (Turismo), limpeza de escritórios, locação de automóveis (serviços), entre inúmeras outras.

Cada negócio é, e dever, ser diferente de outro independente do segmento, pois é isso que determina as oportunidades e vantagens competitivas de cada um.

O sistema de franchising é um dosmelhores e mais eficientes métodos para propiciar aos empresários, poderosas ferramentas de gestão e diferenciais competitivos em um mundo cada vez mais globalizado, tudo isso gerado pela força da rede.

O Franchising permite que o empresário, franqueado dono de um negócio de pequeno ou médio porte, seja visto e respeitado como um grande, pois este trabalha sob uma mesma marca e ummesmo sistema.
O que é o Sistema de Franchising?

O Sistema de Franchising é uma metodologia de expansão utilizada por uma empresa (empresa Franqueadora) que detém o "know-how", experiência comprovada, uma marca reconhecida e forte e um histórico de sucesso na venda de determinado produto e/ou serviço.

É um "casamento empresarial" entre o franqueador e o franqueado,empresário que aderiu ao sistema, onde ambos trabalham buscando o sucesso e lucro mútuo.

Segundo definição da ABF - Associação Brasileira de Franchising é:

"Sistema onde alguém (Franqueador) autoriza um terceiro (Franqueado), a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar umsistema de operação e gestão de um negócio de sucesso".
O Franqueador
É o empresário detentor de uma marca, know-how,experiência e histórico de sucesso, que permite que um terceiro, o franqueado, se beneficie destes conhecimentos e utilize sua marca e metodologia de venda, administração e gestão do negócio por um período determinado de tempo.

› Possui a experiência;
› Detém osdireitos do sistema;
› Desenvolve tecnologia e metodologia;
› Presta serviços e assessoria;
› Acompanha e controla o desempenho da rede;
› Lidera pela competência.

O Franqueado
É o empresário que adere ao sistema desenvolvido pelo franqueador e que se beneficia do seu conhecimento, experiência e know-how, bem como utiliza a marca e os sistemas de venda, administração e gestão donegócio.


› Tem a concessão para a exploração do sistema em um determinado mercado;
› Beneficia-se da experiência do Franqueador;
› Remunera o Franqueador pelo uso do sistema;
› Segue e preserva o sistema;
› Mantém o franqueador informado do desempenho do seu negócio
› Contribui para o aperfeiçoamento do sistema


História do Rei do Mate

A tradição do Rei do Mate teve início nofinal da década de 70 com a primeira loja instalada no centro de São Paulo. Inicialmente especializada em mate e suas combinações, o conceito atraiu um público fiel que nos permitiu crescer, tornando o Rei do Mate uma das maiores redes de alimentação do país.


Seja um Franqueado

Com a preocupação de escolher os melhores franqueados, que estejam dispostos a trabalhar e contribuirpara o crescimento da marca, as lojas do Rei do Mate têm como prioridade: qualidade dos produtos, treinamento dos funcionários para um atendimento com simpatia, atenção e velocidade, além de organização e preços competitivos, que juntos geram um grande fluxo de consumidores nas unidades.

Para ser um de nossos franqueados é necessário mais do que capital para investimento. É preciso...
tracking img