Frango

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

A galinha em seu aspecto externo apresenta uma cabeça distinta, um longo pescoço e um corpo fusiforme. As asas prendem-se no alto do dorso, as penas desse local são apropriadas para o vôo que são as penas de contorno, elas também estabelecem o contorno do corpo da ave, cada pena consiste em um vexilo achatado que é sustentado pela ráquis, as penas são estruturas epidérmicasque constituem um revestimento do corpo, é um isolante térmico, e as papilas originais contem vasos sanguíneos que são totalmente nutritivos com isso nutrindo a pena. A cauda curta é formando por um leque de longas penas caudais (STORER et al., 2003).
Os membros posteriores são musculosos, enquanto que as canelas contem tendões com poucos músculos que são revestidos escamas córneas queterminam em garras córneas (STORER, et al., op. cit.).
O bico pontudo que é a projeção da boca tem um revestimento córneo, são encontradas duas narinas no formato de fenda no maxilar superior, porém o sentido do olfato nas aves é muito pobre (STORER, et al., op. cit.).
O sentido da visão é muito bem desenvolvido na galinha e nas outras aves, por terem muitos fotorreceptores porunidade de retina se comparado com outros vertebrados (STORER, et al., op. cit.).
A abertura dos ouvidos é por baixo e atrás de cada olho, o sentido da audição é altamente desenvolvido, esse sentido é formado por um canal auditivo externo, membrana timpânica e a columella auris que transmite as ondas sonoras (STORER, et al., op. cit.).
A pele é mole e a sua fixação é frouxa nos músculos e possuempoucas glândulas, a glândula uropigial tem uma função importante que é secretar uma substancia oleosa que tem a função de impermeabilizar as penas e proteger o bico evitando que se torne quebradiço (STORER, et al., op. cit.).
O sistema muscular é importante em atividades de movimento rápido,os músculos peitorais são responsáveis pelo vôo, e são a maior porção muscular dos frangos (STORER, et al.,op. cit.).

O esqueleto das aves é leve e delicado, muitos ossos têm a cavidade aérea para diminuir o peso, os ossos do crânio são separados e caixa é arredondada (STORER et al., 2003).
O aparelho digestivo é formado por uma língua pequena e pontuda, a cavidade bucal com dobras palatinas, faringe, esôfago que vai até o papo onde o alimento é armazenado e umedecido, o estômago com paredesgrossas, moela, intestino delgado que termina no reto, as bolsas cegas, a cloaca e o ânus (STORER, et al., op. cit.).
O aparelho reprodutor dos machos apresenta dois testículos que ficam presos perto da extremidade anterior dos rins, o aparelho feminino se desenvolve normalmente no lado esquerdo e é formado pelo ovário que fica perto do rim (STORER, et al., op. cit.).

2.OBJETIVOS2.1 Gerais

O objetivo mais geral desta atividade é treinar algumas habilidades e competências inerentes às atividades do Biólogo, tais como: observação, descrição, identificação de adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais, dentre outras.

2.2 Específicos

Identificar e diferenciar os diversos grupos animais; Discutir a forma e função das diferentes estruturas eórgãos e; Especular, inferir e deduzir alguns aspectos do ciclo de vida das espécies, tais como: habitat, modo de vida, hábito alimentar e comportamento reprodutivo.

3. MATERIAIS E METODOS

A espécie observada em aula prática foi o Frango. Foi observada sua morfologia externa quanto ao tipo de penas, randoteca próxima as narinas, pálpebras, fenda cloacal, podoteca, escamas córneasrecobrindo ao pés e garras.
O animal foi colocado em decúbito dorsal sobre uma cuba de dissecção para iniciar as incisões. As incisões foram feitas iniciando na região do pescoço que foram superficiais pois o papo se encontrava acoplado apresentando uma parede muita fina.
O tegumento foi isolado dos antebraços por incisões circulares. O tegumento foi retirado deslocando-o da região ventral do...
tracking img