FRANCO JÚNIOR, H. Introdução. IN:________. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. Ed: Brasiliense. São Paulo, 2001, p. 11-18.

950 palavras 4 páginas
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de História Prof. Dr. Marcelo Lima Aluna: Vanessa Santos 09/04/2012

Resenha para a matéria de História Medieval I

FRANCO JÚNIOR, H. Introdução. IN:________. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. Ed: Brasiliense. São Paulo, 2001, p. 11-18.

Hilário Franco Júnior, historiador, fez bacharelado na USP (1976), doutorado na mesma universidade (1982) e pós-doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993). Especialista em Idade Média ocidental, seus interesses estão voltados particularmente para a cultura, a sensibilidade coletiva e a mitologia daquele período, bem como para as reflexões teóricas que fundamentam tais pesquisas. Dedica-se também à História Social do Futebol.
O autor traz uma escrita de linguagem acessível, tanto ao público acadêmico quanto a curiosos sobre o assunto, o que me remete à afirmação do historiador Marc Bloch: “Pois não imagino, para um escritor, elogio mais belo do que saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos escolares”1. Qualidade que deveria ser cultivada por demais acadêmicos, principalmente, quando se propõe a desmitificar assuntos de vasta abrangência e precisa compreensão como o período medieval.
Subdividido em cinco pequenos textos, que estabelecem o entendimento de diferentes sociedades a respeito do conceito de Idade Média, inicialmente expõe, de forma sucinta, como surgiu à rotulação,

Relacionados

  • um mestre na periferia do capitalismo
    72743 palavras | 291 páginas