Francisco goya

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANCISCO GOYA

Beatriz de Lara
Professora Orientadora Mestre Eledir Regina do Prado Zanatta
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Artes Visuais/Licenciatura (turma 0043)- Socialização da Pratica educativa
14/06/2012

RESUMO
Este presente estudo tem como finidade conhecer um pouco a vida e obras de Francisco Jose Goya y Lucientes, conhecido apenas por Francisco Goya ou Goyao turbulento. Muitas vezes considerado Shakespeare do pincel. Iniciou sua carreira cedo e ao passar dos anos teve seu estilo próprio, retratou desde deuses a demônio.

Palavras-chaves: Arte. Sentimentos. Coragem.

1. INTRODUÇÃO
Francisco Goya nasceu na Espanha e faleceu na França aos 82 (oitenta e dois) anos, tentou por duas vezes entrar para Academia das Belas Artes, sendo rejeitado porduas vezes, foi por muitos anos o primeiro pintor da câmara do Rei retratou integrantes da família real,quando ficou doente, perdeu sua vivacidade e o respeito pela aristocracia, às cores ficaram mais escuras e seu pintar ficou mais livre e expressivo, muitas vezes criticado. Varias series de gravuras totalizando mais de trezentas, telas, afrescos e tapeçarias, fizeram parte de sua arte. Goyasempre quis demonstrar os sentimentos das pessoas que retratava e foi assim também que demonstrou a guerra, para ele não existia heróis apenas assassinos e assassinados.

2. O ARTISTA
Goya nasceu em Fuendetodos, Aragão na Espanha em 30(trinta) de março de 1746 (mil setecentos e quarenta e seis), filho de Jose Benito de Goya y Franque e de Gracia e Lucientes Salvado. Sua infância passou em suacidade natal, onde morava com sua família em uma casa com o brasão da família de sua mãe. O pai ganhava a vida como dourador (Profissão que utiliza a doração, uma técnica de decoração, que utiliza uma camada finíssima de ouro sobre a superfície.)
Aos 14(quatorze) anos, entrou para aprendizagem com o pintor Don José Luzan y Martinez, começou fazendo cópia de vários mestres como era de costumesdaquela época.
Aos 17(dezessete) anos, mudou-se para Madri, onde estudou com Anton Raphael Mengs, um pintor que era popular na realeza espanhola, entrou em choque com seu mestre e seus exames foram insatisfatórios. Em 1763(mil setecentos e setenta e três) e 1766(mil seiscentos e sessenta e seis) tentou entrar para Academia das Belas Artes sendo as duas vezes rejeitadas.
Em 1770(mil setecentos esetenta), foi para Itália continuar seus estudos, inscreveu-se para concurso da Academia de Belas Artes em Parma no ano seguinte em Saragoça, foi encarregado de pintar o afresco da igreja Nossa Senhora do Pilar (obra feita sobre a parede, geralmente mural). A partir daí surgiram encomendas para o Palácio de Sobradiel e o Monastério Aula Dei. Suas ultimas pinturas do período que esteve em Saragoça,foi provavelmente em 1774(mil setecentos e setenta e quatro).
Casou se com Josefa Bayeu irmão dos artistas Ramon e Francisco Bayeu. Enquanto teve em Madri, trabalhou em varias fábricas fazendo desenhos para tapeçarias, são desse período os desenhos que ganharam fama, com a reprodução de cenas folclóricas de paisagens. Mas Goya não era um artista interessado em paisagens, o fundo de suas obrasmostram o pouco interesse que ele tinha por elas.
Em 1775(mil setecentos e setenta e cinco) passou a viver em Madri chamado pelo seu cunhado Francisco Bayeu, encarregue de pintar a primeira serie de cartões de um lote que acabaria por em 1792(mil setecentos e noventa e dois) as sessenta pinturas, para real fabrica de tapeçarias de santa Barbara dirigido pelo artista alemão Anton Raphael Mengs, um dosexpoentes do neoclassicismo.
Eleito membro da Real Academia de São Fernando de Madrid, em 1780(mil setecentos e oitenta é admitido com o quadro intitulado Cristo na Cruz, nessa pintura seguiu as regras acadêmicas, provando que era um mestre do estilo convencional). Em 1785(mil setecentos e oitenta e cinco) Torna-se director-adjunto de pintura da academia no ano seguinte é nomeado pintor de rei...
tracking img