France telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
France Telecom
Entre os anos de 2008 e 2011 mais de 60 funcionários da France Telecom, ex-estatal francesa da área de telecomunicação, suicidaram-se. As causas dos suicídios são diversas, entre elaso anúncio de que 22 mil funcionários seriam demitidos, as constantes mudanças de postos de trabalho e de regiões, além de uma insistente cobrança e conscientização dos funcionários de que a empresaestava em “guerra” contra os concorrentes, o que tornava o ambiente de trabalho muito tenso e competitivo. A grande pressão dos sindicatos na justiça fez com que diretores e responsáveis fossemafastados dos cargos por assédio moral, no entanto, levando-se em conta a gravidade do caso, eles acreditam que o afastamento não é suficiente e exigem uma punição.
Os suicídios e relatos de depressão emempresas, durante períodos de muita pressão ou crise, não são novidades. Nos Estados Unidos, durante a crise de 1929, que ficou conhecida como crise da superprodução, houve um aumento significativo nonúmero de suicídios, somente no dia 24 de outubro de 1929 (quinta-feira negra) foram registrados 11 suicídios. No Brasil, embora não se tenha dados concretos, observou-se um aumento significativo dossuicídios durante o Plano Collor, que confiscou a poupança dos brasileiros. A situação deixa em alerta as autoridades para que algo possa ser feito no intuito de evitar ondas de suicídios durante aatual crise mundial.
No entanto, o aumento de suicídios em períodos de crise e muita pressão foram descritos por Émile Durkheim ainda no século XVIII, muito anteriormente à crise de 1929 e ondas desuicídios, como na France Telecom. Em sua obra Durkheim descreve o suicídio egoísta, aquele ocorrido devido à extrema individualização, que distancia o individuo da sociedade, fazendo com que sua vida percao sentido. Descreve também, o suicídio altruísta, em o individuo sente-se no dever de se matar, ocorre em sociedades com a coletividade muito desenvolvida. E por fim descreve o suicídio anômico,...
tracking img