França/dinastia valois

Dinastia Valois:
A Casa de Valois foi uma família importante na Idade Média e Renascimento. Os seus membros sucederam aos Capetos na coroa de França e tornaram-se líderes de outros estados, como osDucados da Borgonha, da Lorena e de Anjou. A casa de Valois é originária dos descendentes de Carlos, Conde de Valois, também Imperador de Constantinopla, filho de Filipe III de França.
10/6) A versãode 1225 da Magna Carta é o primeiro estatuto inglês e a pedra angular da constituição britânica. Tornou-se especialmente importante no século XVII, com o recrudescimento do conflito entre a coroa e oParlamento. Foi revisada diversas vezes, de maneira a garantir mais amplos direitos a um número maior de pessoas e preparando o terreno para o surgimento da monarquia constitucional britânica.
AMagna Carta de 1297 ainda integra o direito inglês, embora apenas os artigos 1, 9 e 29, bem como parte da introdução, estejam em vigor
.2/2)os reis - Os Valois ascenderam ao trono de França em 1328,pois Carlos IV deixara apenas filhas. Em França vigorava a lei sálica, que excluía as mulheres do trono, e a descendência por via feminina, de modo que a coroa recaíu sobre o Conde Filipe de Valois,filho de Carlos de Valois. A sucessão não foi pacífica, sendo causa primordial da guerra dos cem anos contra a Inglaterra liderada por Eduardo III, neto de Filipe IV de França.
2/5)guerra dos cem anos –Em fevereiro de 1328 morreu o rei Carlos IV. Eduardo III da Inglaterra tinha direitos ao reinado francês por ser sobrinho de Carlos, mas os nobres franceses preferiram Filipe de Valois, quem reinoucom o nome de Felipe VI.
Em 1337, Filipe VI confiscou o ducado da Aquitânia. Isto acabou por desencadenar um conflito aberto entre Inglaterra e França que viria a chamar-se Guerra dos Cem Anos. Asprimeiras vitórias foram para os ingleses, superiores militarmente: em 1340, na batalha naval de Sluys, em 1346 em Crécy e em 1347 em Calais. Esta cidade permaneceria no poder dos ingleses até 1558....