Frame relay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRAME RELAY
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE FRAME RELAY
A tecnologia de redes de telecomunicações vem sofrendo mudanças bastante significativas no decorrer das últimas décadas. Estas mudanças visam atender as necessidades do mercado atual de telecomunicações, dentre as quais podemos citar:
 
• altas taxas de throughtput• reduzidos delays de trânsito (que se refletem nos tempos de resposta)
• transparência a protocolos
• alocação dinâmica de meios de transmissão (tráfego em rajadas)
 
A tecnologia de redes não-comutadas atende perfeitamente as três primeiras necessidades do mercado, porém, por apresentar uma alocação fixa de meios de transmissão e um baixo grau de otimização das topologias deredes a utilização desta tecnologia para aplicações em rajadas (bursts) e para redes com uma grande dispersão geográfica de terminais se torna inviável.
 
A tecnologia de redes comutadas se apresenta de forma oposta às redes não-comutadas. Esta tecnologia proporciona uma alocação dinâmica da faixa passante e possibilita a utilização de topologias mais otimizadas. Um exemplo de redes comutadas sãoas redes X.25 (este protocolo é baseado na tecnologia de chaveamento de pacotes - packet switching), porém, o protocolo X.25 é bastante robusto por possuir os níveis 2 e 3 do modelo de referência OSI. Com isso este protocolo apresenta mecanismos de controle de erros, de seqüência e de fluxo bastante sofisticados, fazendo com que ele apresente baixas taxas de throughtput e elevados delays detrânsito.
 
Com o surgimento de meios de transmissão de melhor qualidade (fibras óticas, rádios digitais, etc.) e de terminais inteligentes, nota-se que os mecanismos de controle de erros, de seqüência e de fluxo não precisam ser realizados no interior rede, pois estas funções podem ser realizadas no modo fim-a-fim, o que permite reduzir o delay de trânsito. O protocolo frame relay foi implementadoutilizando estas premissas. O frame relay foi reconhecido como um protocolo em 1989. Antes disso ele era uma parte dos padrões da RDSI (Rede Digitais de Serviços Integrados).
 
O frame relay é um protocolo baseado no nível 2 do modelo de referência OSI (porém, não implementa todas as funções deste nível), é um protocolo compatível com os protocolos síncronos usuais de nível 2, como o HDLC(High-Level Data Link Control) e o SDLC (Synchronous Data Link Control), o que o torna praticamente transparente a protocolos, além de ser adequado ao tráfego de rajadas e ao atendimento de grandes redes.
 
As velocidades de transmissão para o protocolo frame relay abrangem uma grande variedade de taxa de transmissão, podendo chegar até uma velocidade de 53 Mbs Mbits/s, porém, atualmente o frame relay éusado com velocidades de transmissão que variam da ordem de 56 Kbits/s a 1,544 Mbits/s para o padrão T1 e da ordem de 64 Kbits/s a 2 Mbits/s para o padrão E1 (padrão utilizado no Brasil). Por causa do seu elevado throughput e do seu pequeno overhead, o frame relay é bastante indicado para a interconexão de LAN’s através de uma WAN.
 
No frame relay os dados são divididos em frames de comprimentovariável (similar aos pacotes no chaveamento de pacotes), todos esses frames possuem informações de endereçamento. Os frames são enviados para a rede frame relay, que tem como objetivo entregá-los ao destino final. Esta filosofia é bastante similar à tecnologia de chaveamento de pacotes utilizada pelo protocolo X.25. A principal diferença entre estas tecnologias se localiza na implementação doprotocolo, pois o chaveamento de pacotes opera no nível 3 do modelo OSI, enquanto que o frame relay opera no nível 2.
 
O frame relay define uma interface DTE/DCE que pode multiplexar estatisticamente vários circuitos virtuais em um único link físico de transmissão. Existem dois tipos de circuitos virtuais, os CVP’s (Circuitos Virtuais Permanentes) e os CVC’s (Circuitos Virtuais Comutados). As...
tracking img