Fracasso e evasão escolar de 1ª à 4ª séries

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FIRJ - FACULDADE INTEGRADA DO RIO DE JANEIRO

CURSO: SUPERVISÃO ESCOLAR
Projeto de Pesquisa

FRACASSO E EVASÃO ESCOLAR
DE 1ª À 4ª SÉRIES

Elaborado por :

Rio Pardo de Minas – MG
20

METODOLOGIA CIÊNTIFICA

Trabalho orientado e apresentado a professora : .Desenvolvido dentro da disciplina Metodologia Cientifica.
FIRJ Faculdade Integrada do Rio de Janeiro

Rio Pardo de Minas – MG Maio de 20

Dedico aos meus familiares : mãe Luciene, minha amiga Luzinete e todos que contribuíram para a construção do trabalho.Agradecimento a Deus, e a minha :
Mãe Luciene.

“ Se formos capazes de disseminar a filosofia da atenção integral, e de aplicar conseqüentemente os seus princípios em todos os lugares onde haja uma criança ou adolescente emsituação de risco ou exclusão social , precisaremos de duas gerações para reverter o atual quadro de injustiça social e ineficácia da educação . Por isso é preciso começar já ”
Autor : Murilo de Avelar Hingel

JUSTIFICATIVA

Como professor durante 2 anos na Escola Municipal de Olhos d’água, observei que a matricula sofria um decréscimo relevante. Os alunosevadidos repetiram o mesmo ano de escolaridade durante três a cinco anos, com maior ênfase na primeira série do ensino fundamental.
Na docência observei os fenômeno nos alunos repetentes: cansados, desestimulados descompromissados . Estudar par quê ?
Frente a esse quadro acredito que a evasão está diretamente associada à repetência. É uma das conseqüências mais graves decorrentes das elevadastaxas de repetência e a acentuada idade / série.
Coloca em destaque, a avaliação dos alunos parece um dos pontos mais críticos do processo ensino aprendizagem. Nessa perspectiva, uma questão que tem merecido um olhar especial de todos os que se ocupam da educação escolar e o da progressão continuada, que identificada por muitas vezes, com a supressão ou ausência da avaliação e desempenho do alunoque tem provocado muitas indagações, inquietações e perplexidade, gerando diferentes interpretações e apropriações do significado.
Dentre a tantas dúvidas sobre a diversidade de fatos que possam causar este fracasso e a evasão escolar decidir pesquisar.

PROBLEMA
| Qual a relação entre repetência, fracasso e evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da E. M Olhos d’água .|

Na segunda metade do século XIX, em várias partes do mundo, muitos professores, inspetores de ensino e pesquisadores estavam preocupados com o baixo rendimento dos alunos, observaram que a freqüência à escola era muito inferior à matricula, às vezes menos de 50% das crianças matriculadas freqüentavam as aulas. Discutiam sobre as possíveis causas desse fenômeno e chegaram à conclusãoque os motivos eram muitos, falta de incentivos dos pais, a falta de instalações adequadas para o funcionamento da escola, os conteúdos escolares que pareciam desinteressantes para as crianças, as metodologias que pareciam inadequadas para os novos tempos entre outras . Apostila Psicologia da educação pág 129 (Unimontes) .
A organização seriada do ensino, elemento central da escola moderna eestratégia fundamental para a expansão da escolarização, implica necessariamente a idéia de curso percurso definido de antemão a ser seguido pelo aluno, possibilita o surgimento da avaliação de final de ano e da repetência e o aumento da evasão escolar. Mas também significou o parcelamento e a especialização do trabalho docente com implicações diretas sobre sua formação .
Com o propósito de...
tracking img