fracasso escolar

Páginas: 18 (4261 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNISUZ
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELA FERRAZ RGM 6252
FABIANA PEREIRA RGM 6219
MARISA VICTORINO RGM 6486













FRACASSO ESCOLAR













SUZANO – SP
2013
DANIELA FERRAZ RGM 6252
FABIANA PEREIRA RGM 6219
MARISA VICTORINO RGM 6486















O QUE TEM LEVADO OS ALUNOS DO CICLO I A CHEGAREM AO FRACASSOESCOLAR




Artigo sobre o Fracasso Escolar para obtenção parcial de nota na disciplina Seminários Temáticos Integradores II, sob orientação do Professor Jairo José Matozinho Cubas.



SUZANO – SP
2013
FRACASSO ESCOLAR

1. De quem é a culpa?
O Fracasso escolar tem sido apresentado como um dos grandes problemas do nosso Sistema Educacional Brasileiro. Para se livrar da responsabilidadedeste fracasso, busca-se então um culpado, alguém para assumir esse erro. Portanto, percebesse uma problematização, no qual uns dizem que a culpa é do aluno, outros que é da família, professores ou classe social, alguns dizem que a culpa é do nosso sistema econômico, politico e social.
Este artigo vem então debater as causas desse fracasso, onde segundo Angelucci (2004), o fracasso escolar éatribuído a quatro fatores. O primeiro é ao fator psíquico, o segundo aos fatores técnicos, terceiro aos fatores institucionais e por fim, o quarto é ao fator político.

1.1 O fator psíquico
Angelucci (2004), diz que o fracasso escolar pode ser entendido como um problema psíquico no qual se atribui a fatores emocionais e cognitivos a dificuldade por parte do aluno que tem que se ajustar a escola ou ascaracterísticas do ambiente escolar. Nesse caso, o aluno é tido como único responsável pelo seu não aprendizado e a escola é vista como um ambiente ideal de aprendizagem, onde o aluno encontra tudo o que precisa para seu desenvolvimento potencial.
Porém, Raquel Diaz Degenszajn, Deborah Patah Roz e Lucimeire Kotsubo, (2001), psicólogas do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Instituto daCriança do HC-FMUSP, realizaram uma pesquisa em torno do fracasso escolar, que entendem esse fracasso como um fenômeno de causas múltiplas, como os fatores históricos, econômicos e sociais, por outro lado entendem também como uma manifestação de um sintoma da criança, podendo ser psíquico.
Segundo as autoras, cada vez mais aumenta o atendimento nos setores clínicos como a pediatria, neurologia,psicologia e por fim a psiquiatria, mediante essas informações se da à questão de que o fracasso escolar pode ser considerado uma das patologias da nossa atualidade.
Para Souza (1997), apud Degenszajn ,Roz e Kotsubo (2001), as explicações para essas dificuldades escolares (fracasso) podem se dar no momento em que a criança ingressa na escola – tanto por habilidades psicomotoras que exigem dela, quantopela sua adaptação a esse novo ambiente, tornando-se um mundo novo para elas.
As autoras apostam em um trabalho analítico, onde frequentemente os pais também são incluídos nesse processo de análise. Professores e coordenadores pedagógicos também são orientados a adotar medidas que possam ajudar em um melhor desempenho e evolução da criança. A partir dessas medidas é possível saber em qual momentoda sua história a criança passou a ser vítima desse fracasso escolar.

1.2 Um problema técnico
Angelucci (2004), também avalia o fracasso escolar como um problema técnico, o que implica que esse fracasso é produzido pela escola, ou seja, se dá pela falta de domínio da técnica correta dada pelo professor. Deslocando a causa do problema para outro conceito amplamente pesquisado na educação, aformação docente. Não sendo o professor o único culpado, mas também as autoridades que não proporcionam a sua formação técnica adequada.
Porém, Anna Maria Bianchini Baeta (1982). Considera que a produção do fracasso escolar pode se dar a partir da escola. Em pesquisa realizada conclui-se que os fatores escolares, tanto a prática pedagógica quanto os fatores institucionais, estão sendo apontados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fracasso Escolar
  • Fracasso Escolar
  • fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • O fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • Fracasso escolar
  • fracasso escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!