Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha.
Avaliação e fracasso:
A produção coletiva da queixa escolar
Adriana Marcondes Machado

O fracasso escolar é um fenômeno que está cada vez mais presente nas escolas, os alunos concluem ensino fundamental e médio sem condições de fazer a leitura de um texto simples, eles não conseguem compreender as quatro operações, de maneira que usem no seu cotidiano, é como se o que aprendesse naescola, só se usasse na escola e em nenhum outro lugar.
A chamada “queixa escolar” é um dos motivos mais frequentes, que levam os alunos a procurarem ajuda dos psicólogos, mas será que seria um caso pra psicólogo mesmo, ou seria uma forma de tirar a culpa das mãos do governo? O fato é que o nosso sistema escolar é seletivo e exclui os menos capacitados, diferente do que a ideologia prega, poissão fatores que foram historicamente construídos.
Deixando então que o psicólogo descubra qual razão desse fracasso, gerando nos alunos uma culpalização pelo mérito pessoal, uma falsa ideia de que todos têm as mesmas oportunidades e se não alcançaram uma ascensão social, foi por falta de determinação, pois se outras pessoas conseguiram, todos são capazes, essa falsa ideologia de igualdade deoportunidades está presente na Revolução Francesa, tem como objetivo tirar o foco do que realmente acontece, que está totalmente ligada a desigualdade social.
“A ideologia tem como função camuflar a realidade ocultando as contradições do real” (p. 74), para os liberais ela é considerada um instrumento de dominação sobre o povo e age alienando-as e as persuadindo, interpretando de maneira oposta arealidade social, induzindo as pessoas a pensarem que as coisas mais absurdas são muito naturais.

“Como explicar as diferenças sociais isentando a desigualdade social inerente ao nosso sistema? Patto (1990) revela que essa foi a tarefa das ciências humanas que se oficializaram no início do século XIX: desenvolver teorias que justificassem o abismo social.” (p. 74). Para explicar criaramdiversas teorias entre elas à “Teoria do Dom”, que dizia que as pessoas não conseguiam ascender à classe média, era por falta de dom e talento, pois esse era distribuído de forma desigual, por isso poucas pessoas conseguiam obter uma carreira de sucesso, eles pregavam que o cidadão poderia estudar muito, mas se não tivesse um talento individual, não seria bem sucedido seria mais um motivo para adesigualdade social, e essa ideologia está muito presente atualmente, pois não é difícil você ouvir das pessoas mais velhas, que é preciso ter um talento para realizar alguma tarefa que exija mais dedicação, e se por algum motivo fracassar foi por falta de talento, pois aquela atividade não era pra você, e é melhor procurar outra coisa.
Outra teoria é a “Teoria Racista”, eles defendiam que a raçabranca era superior as demais e mesmo que algum negro ou índio fosse oportunizado desde pequeno das mesmas escolas de brancos, ainda assim eles seriam superiores, era como se a pessoa nascesse negra, ela já estaria em desvantagem, só pelo fato de não ser da raça dominante. Pra mim é uma teoria bem equivocada, pois todas as pessoas tem a mesma capacidade, partindo do pressuposto que sejam da mesmaclasse social, não é a raça que vai dizer quem é o mais burro e o mais inteligente e sim as oportunidades e se tiverem sabedoria para aproveitá-las.
Outra é a “Teoria da Carência Cultural”, “Como explicar as diferenças sociais isentando a desigualdade social inerente ao nosso sistema? Patto (1990) revela que essa foi a tarefa das ciências humanas que se oficializaram no início do século XIX:desenvolver teorias que justificassem o abismo social.” (p.75), essa teoria pra mim parece ser a mais próxima do motivo para o fracasso escolar, pois esses motivos podem desestruturar emocionalmente a criança fazendo com que ela não aprenda por conta dos problemas enfrentados no meio familiar, pois se a família não trata a educação como prioridade a criança consequentemente vai tratar como algo...
tracking img