Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
V- Os Idiomas do Aprendente
Alicia Fernández, 2001
5.1-FRACASSO ESCOLAR

O fracasso escolar aparece hoje entre os problemas do nosso sistema educacional. Porém, o que ocorre muitas vezes é abusca pelos culpados e a partir daí percebe-se um jogo onde ora se culpa a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo o sistema econômico, político e social.
Inicialmente, aautora destaca a função da psicopedagogia adaptativa que é facilitar o desenvolvimento das funções cognitivas e fortalecer os processos sintéticos do ego do aprendente. Logo após discorre acerca dofracasso escolar, nos fazendo pensar sobre o nosso papel, já que intervimos diretamente com o aprendente.
O fracasso escolar afeta o ser em sua totalidade por não responder às expectativas da sua família ede seus professores. Assim, perde-se o sujeito e ele passa a ser sua dificuldade.
A desnutrição alimentar e a carência afetiva, o fracasso dos ensinantes e da instituição educativa ou as lesõescerebrais não dão conta por si só da existência do problema de aprendizagem em um sujeito individual.
A psicopedagogia clínica comprova que, embora seja necessário trabalhar e estudar os determinantesenunciados (orgânicos, sociais, políticos, etc), a capacidade de pensar e aprender (condições humanas que nos permitem a originalidade, a diferença e o posicionamento como autores de nossa história)ainda pode subsistir nas situações educativas, sociais, econômicas e orgânicas mais desfavoráveis.
A tarefa da psicopedagogia é buscar mudanças para os serviços de saúde mental e articular osdiferentes enfoques profissionais para satisfazer a ampla demanda de assistência e a urgente necessidade de promoção da saúde na aprendizagem.

5.2- Questionando a ética do êxito

“O fracasso é o opostodo êxito” e para muitas famílias e até instituições escolares, o fracasso é inadmissível, porém devemos repensar a ética do êxito. Será que o que denominamos como “problemas de aprendizagem”, não é...
tracking img