Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DE ONDE VEM O FRACASSO ESCOLAR?

RESUMO
O presente artigo, através de estudos e pesquisas, busca relatar qual a origem do fracasso escolar, visto que este é um tema ainda muito questionado e que provoca grandes prejuízos, em especial, na vida das crianças, levando-as a afastarem-se da escola ou a passarem anos na mesma série, o trabalho pretende também, a partir da pesquisa feita em umaescola da rede municipal, verificar qual a visão dos professores sobre o fracasso escolar e o que eles e a instituição de ensino, na qual estão inseridos, fazem para prevenir e até mesmo minimizar tais situações que envolvam o fracasso escolar.
Palavras chave: fracasso escolar, avaliação, aprendizagem.

ABSTRACT
This article, through studies and researches, search report which origin of schoolfailure, since this is a theme very still and causing huge damage questioned, in particular, in the lives of children, causing them to leave the school or to spend years in the same series, also intends to work, from the research done in a school of municipal networkVerify which vision of teachers on the school failure and what they and the educational institution, in which they are inserted, do toprevent and even minimize such situations involving the school failure.
Keywords: learning, assessment, school failure.

No Dicionário de Psicologia, DORSC, encontra-se a seguinte definição para Fracassados na escola: “Expressão para designar os alunos que não conseguem adaptar-se às expectativas, prescrições e sanções específicas da escola, de maneira geral, e às exigências de desempenho, emespecial, de sorte que ou repetem diversos anos letivos (“reprovados”) ou tem até de mudar de escola (em geral de nível mais baixo de exigência) (“dropouts”).” Partindo desta definição, entende-se que, o fracasso escolar é o insucesso de um aluno perante a escola, ou seja, a não realização de atividades, habilidades, competências e tarefas exigidas pela escola e sociedade, fazendo com que o alunoreprove e repita a mesma série várias vezes.
Analisando a expressão “fracassados na escola”, se deduz que quem fracassa é o aluno, afinal é ele quem apresenta dificuldades, reprova e até mesmo sai da escola, a escola, por sua vez, continua atuando com seus profissionais, continua de pé, portanto não é ela quem, de fato, fracassa. Mas por que o aluno fracassa e de onde vem este fracasso escolar?Será que a culpa é do aluno que não se adapta ou é da escola que não proporciona meios adequados de ensino? Ou ainda, será que a culpa está no contexto social e econômico no qual esse aluno está inserido? Será que há um “culpado”?
Muitas perguntas surgem quando se fala em fracasso escolar, neste artigo buscaremos responder algumas delas, identificando as origens do fracasso escolar, o papel doeducador, da família, do contexto social e econômico no desempenho escolar dos alunos tendo como base teorias e pesquisas de alguns estudiosos que se empenharam a entender o fracasso escolar, dentre eles estão AQUINO, PAIN e PERRENOUD, bem como artigos científicos que ilustram pesquisas e diversos conhecimentos que merecem serem revistos no presente artigo e por fim, através de uma pesquisarealizada em uma escola da rede municipal identificar a visão dos professores sobre o fracasso escolar e quais as atitudes tomadas por eles e por toda a instituição de ensino, na qual estão inseridos.
A principal razão para a elaboração deste artigo é o interesse em conhecer os detalhes que envolvem o fracasso escolar, as suas causas e consequências. O que nos motivou a realizar o artigo foi o desejo dealcançar a proposta da disciplina de Psicologia da Aprendizagem II, do curso de Psicologia, que é a realização de uma pesquisa sobre o Fracasso Escolar em uma escola com um determinado percentual de seus professores. E, com base nesta pesquisa elaborar uma “discussão escrita” – o presente artigo. A realização desta pesquisa foi de grande importância para nós, enquanto acadêmicos, pois nos...
tracking img