Fracasso escolar e a psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FIP-FACULDADE INTEGRADA DE PATOS
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
















FRACASSO ESCOLAR E A PSICOPEDAGOGIA


















DOCENTE: Dr. DAURÍ LIMA
DISCENTE: ANA LÚCIA DA COSTA




UNIDADE MOSSORÓ-RN

DEZEMBRO 2012

Introdução
O presente artigo tem por intento uma discussão em torno do fracasso escolar contribuições da Psicopedagogia, na buscapor uma maior compreensão e caminhos para as questões que envolvem esse fracasso. A responsabilidade do fracasso escolar não recai só sobre o aluno, há que se pensar em toda a questão pedagógica. Se aceitamos que somos seres humanos e como tais nos construímos diferentes, faz-se necessário práticas pedagógicas que valorizem e aproveitem toda a bagagem de conhecimentos construída pelo aluno durantesua trajetória extra-escolar. O fracasso escolar não recai sobre uma realidade social, ele nos apresenta as diferentes realidades sociais que devem ser trabalhadas e valorizadas na escola.
O estudo dos aspectos mais relevantes que se fazem presentes entre a escola e a família e que podem desempenhar papel importante na evolução da aprendizagem formal e informal e dos fatores externos que são osresponsáveis por gerar grande parte das condições necessárias para o aluno aprender. A escola tem dificuldades em trabalhar com a diversidade de elementos que a realidade produz em cada indivíduo. Pensando assim o fracasso escolar poderia ser solucionado com intervenções pedagógicas adequadas para cada realidade. A dificuldade se encontra na diversidade de realidades e na lentidão do sistema deeducação em acompanhar as mudanças sociais.

























1. O Fracasso Escolar
O fracasso escolar só surgiu a partir da escolaridade obrigatória a partir do século XIX, em função das mudanças econômicas e estruturais da sociedade, (Bossa, 2002). É na escola e nesse contexto que o sujeito monitorado, disciplinado e preparado, e conseqüentemente demonstrará suasnecessidades, suas angústias e desilusões, a partir de um sistema contextualizado em uma época em que o dinheiro e o reconhecimento social são elementos fundamentais para ser reconhecido, respeitado e visto. (Cordié;1996, p.17). O fracasso escolar é uma patologia recente, só pôde surgir com a instauração da escolaridade obrigatória no fim do século XIX e tomou lugar considerável nas preocupaçõesde nossos comportamentos, em conseqüência de uma mudança radical na sociedade. Não é somente a exigência da sociedade moderna que causa os distúrbios, como se pensa frequentemente, mas um sujeito que expressa seu mal-estar na linguagem de uma época em que o poder do dinheiro e o sucesso social são valores predominantes.
A pressão social serve de agente de cristalização para um distúrbio que seinscreve de forma singular na história de cada um. Diante da posição de (Cordié;1996, p.22) buscam-se compreender as condições que possibilitam uma forma de subjetividade que produz esse sintoma culturalmente determinado de modo a repensar sobre os fatores implicados no fracasso escolar, aspecto sócio-cultural, conflitos familiares, sistemas pedagógicos, deficiência intelectual. O fracasso escolar,sobre o qual se pretende tecer aqui algumas considerações, não pode ser depositado tão somente sobre o aluno. Conforme opina Weiss (2007, p.16) há todo um universo ao redor que implica em estar atento também a outras perspectivas que possibilitem este estudo, sendo elas a escola, a sociedade e também o aluno. A autora considera o fracasso escolar uma resposta insuficiente do aluno a uma exigênciaou demanda da escola.
No diagnóstico psicopedagógico do fracasso escolar de um aluno não se pode desconsiderar as relações significativas existentes entre a produção escolar e as oportunidades reais que determinada sociedade possibilita aos representantes das diversas classes sociais, e que os alunos de escolas públicas brasileiras provenientes das camadas de mais baixa renda da população são...
tracking img