Fracasso da leitura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| Comentários sobre as possíveis razões que fazem do Brasil um país com baixo índice de leitura e sugestões de ideias para incentivar a leitura junto aos |
|brasileiros.|



Diversas questões contribuem para o fato da leitura nãoser um hábito no Brasil. De acordo com alguns pensadores brasileiros, o País passou da oralidade direto para o audiovisual, pulando a etapa escrita. A organização econômica também não teriacontribuído: por ser um país de base escravocrata, negligenciou-se a educação, tratada como direito universal apenas na década de 30, do século 20. Como conseqüência,  parte da população brasileira é analfabeta.Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2008), desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, 45% da população brasileira não tem o costume de ler, o que coloca o País na 47ª posição do rankingmundial de leitura, formado por 52 países, de acordo com estudo da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Enquanto o índice de leitura do brasileiro beira quatrotítulos por ano, em países desenvolvidos essa média sobe para 10. Dispostas a reverter esse patamar, uma série de organizações nacionais desenvolvem projetos com o intuito de disseminar a prática daleitura no País, seja a partir de projetos próprios ou com base em experiências de outros países.

Assim, a baixa escolaridade, alto índice de analfabetismo, livros caros, rendainsuficiente, ausência de bibliotecas e espaços de leitura, acervos inadequados ou desatualizados. São várias as explicações para o baixo índice de leitura do brasileiro. 

Todas essas razõesinfluenciam o hábito da leitura e devem orientar as ações do poder público, das escolas e da sociedade para mudar o quadro atual, melhorando o acesso aos livros e estimulando a leitura.

Os...
tracking img