Fprograma saúde da família atenção e reorientação

498 palavras 2 páginas
Programa saúde da família atenção e reorientação

Alves aprecia em seu artigo a importância da assimilação do principio da integralidade na prática do programa de saúde da Família (PSF), a partir de uma visão histórica das práticas da educação em saúde. O autor destaca que para se ter um sistema de saúde democrático e universal é preciso partir de um processo político igualitário voltadas para a saúde essencial do cotidiano, buscando um modelo fundamental de reorientação que combine ao mesmo tempo assistência sanitária um modelo médico assistencialista privado. Tendo esta concepção de modelo fundamental faz-se necessário a analise qualitativas do PSF em desenvolvimento nos municípios. Visando que se tenha uma equipe capacitada para executar ações preventivas promocionais e assistenciais, a exemplo da educação para a saúde, visando informar para prevenir as doenças e não apenas curá-las.
Tendo em diferentes momentos históricos os saberes e as práticas de educação em saúde um discurso sanitário subjacentes marcado por praticas de educação e saúde compreendidas nas palavras de Costa (1987) como normalizador e regulador. Já na metade do século XIX com o crescimento das cidades européias favoreceu a precalização das condições de trabalho, moradia e nutrição das classes populares, configurando uma ameaça às classes dominante e por ouro lado as epidemias, acontecendo o mesmo no Brasil na mesma época. Destacando a polícia sanitária liderada por Osvaldo Cruz que empregou recursos como a vacinação compulsória e vigilância sobre atitudes de moralidades dos pobres tentando controlar a disseminação de doenças
Esta pratica eram orientadas por um discurso biologicista que determinava o processo saúde-doença a dimensão individual , determinado que estes problemas eram decorrentes da não observância da higiene pelos indivíduos, discurso esse que ainda se pode observar nos dias de hoje quando se trata de praticas educativas.
Tendo o usuário como sujeito portador de

Relacionados