Fovismo Jeska

525 palavras 3 páginas
Fovismo ou “Fauvismo”
“Fouve” quer dizer: Feras.
Local de surgimento: França.
Período: 1904-1908 .
Tradução: Animal Selvagem.
Mestres: Matisse, Derain, Vlaminck, Dufy, Rouault, Braque.
Características Estéticas: Uso das cores puras, explosivas intensas, vibrantes, não reais, a cor deixa descrever os objetos e passa a expressar emoções.
As formas são chapadas, lineares e distorcidas. Pinceladas vigorosas. A perspectiva é distorcida e a tela nua faz parte do desenho.
Uma das influências marcantes para os fovistas foi a descoberta da arte Tribal das Américas e as máscaras africanas.
Vlaminck (1876-1958) : Fisicamente era um homem grande, extremamente seguro de si que, em sua vida e sua obra, foi a maior fera da floresta Fauve. Ensinava boxe, tocava violino em cafés vagabundos e escrevia leves novelas pornôs. Artista vangloriava-se de jamais ter posto o pé no Louvre. Um dos temas prediletos do pintor era a ponte de Chatou, subúrbio de Paris onde ele morava, retratada em expressivas inclinações, com um espesso trabalho de pincel.
Obras : O restaurante – 1905; A casa azul – 1905
Derain (1880-1954) : André Derain, a quintessência do fauve, reduziu as pinceladas ao código Morse: pontos e riscos de ardentes cores primárias explodindo, conforme suas palavras, “como cargas de dinamite”. Derain inaugurou as cores fortes como um fim expressivo em si mesmo. Suas audaciosas pinceladas direcionais eliminavam as linhas e a distinção entre luz e sombra. Em suas cenas de porto e de praia, as pinceladas diferenciadas –de convulsivas a fluentes- dão um senso de movimento ao céu e á água.
Obras: Big Ben – 1905; O Porto de Colliure – 1905; O Porto de Londres – 1906;
Raoul Dufy (1877-1953) : Tudo vinha com facilidade para Dufy. Estudante da École des Beaux-Arts, achou tão fácil desenhar com a mão direita que passou a usar a esquerda, que acabou vindo a preferir. Apaixonado por música, ao ouvir uma orquestra ele fechava os olhos e imaginava cores, como

Relacionados