Foucault- vigiar e punir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A figura ideal de um soldado.
De acordo com foucault, podemos notar um soldado de longe, primeiramente vemos a postura, sempre ereta, depois os cabelos com medidas padrão, forma física estruturada, pois os homens desse ofício, devem levar a coragem, estampada na cara.
Vimos que foi na metade do século XVIII que começaram a "fabricar" soldados, pois precisavam de uma maquinaperfeita, com medidas exatas, para que não houvessem erros.
Descobriu-se que o corpo humano, era manipulável, poderia ser moldado, treinado para se tornar superior, e submisso a ordens.
Transformaram o camponês, em um soldado, com fórmulas e disciplina. O homem então era destituído de sua essência, e tomava a postura imposta, ou seja, se transformava em uma maquina devido seu adestramento.
Por isso aideia de corpos dóceis, por serem facilmente manipulados, não contra a vontade, como podemos lembrar-nos da escravidão, mas sim com consentimento e aceitação.
Esse processo, no caso do soldado, onde lhe é ensinado, a forma de marchar, gestos, atitudes, poder, rapidez, pois para se ter eficiência por exemplo em um campo de batalha, onde é preciso que todos pensem da mesma forma, para que se vença,chamamos de disciplina.
Encontramo-la em funcionamento nos colégios, mais tarde nas escolas etc.

A Arte das Distribuições
As distribuições do espaço são precisas para melhor dominar ou vigiar os indivíduos. Mas a divisão dos corpos é importante, para que se alcance a perfeição, ou seja, é preciso um espaço para cada tipo de individuo, pois o que é preciso para um, não serve para outro.Podemos citar como exemplo as escolas, é preciso a formação em filas, para se obter a ordem de contagem, a ordem para entrada nas classes, para que não se perca nenhuma criança. Já no exército é preciso marchar em fila, para se obter a clareza da disposição, a perfeição do passo e a contagem para se saber se houve desertores.
Nos conventos a separação dos corpos é necessária para que se obtenha apaz interior, para que se encontre com seu Deus.
Também cita os hospitais, onde existe a separação por doença, por gravidade de situação, pode ser também por especialidade do médico.
Para todas essas separações foi pensado em um jeito fácil de conseguir vigiar, então pensaram em um espaço do tipo um quadrado ou uma sala, usado em quase todo o caso citados acima, isso ao mesmo tempo em queindividualiza, também descaracteriza os corpos, pois ficam todos do mesmo jeito.

O controle da atividade
Foucault insere o conceito de horário como forma de controle e que se deve ser útil, ou seja, o corpo tem que seguir um padrão de horário a fim de se estabelecer prazos e limites para a produção do mesmo.
O tempo ajustado e pago deve ser também um tempo perfeito e eficiente, não pode haver erros,um tempo de boa qualidade e durante todo o seu percurso o corpo deve ficar focado no seu exercício.
A elaboração do ato, constrói-se um programa que divide o tempo em fases, e o comportamento corporal, que passa ser detalhadamente controlado em função do tempo e desta forma o tempo adentra o corpo, e com ele todos os controles detalhados do poder. Daí surge á relação entre o gesto e atitudeintegral do corpo, dentro de princípios de eficácia e rapidez, na qual todo movimento deve uma possibilidade de utilidade de suas partes que em outras palavras, este controle surge a partir das articulações corpo-objeto, na qual se manipula o corpo como uma maquina, ou seja, o ser humano é percebido como tal e precisa produzir um tempo competente, independentemente das carências não atendidas e quequalificam sua existência como ser humano.
O exemplo desta perspectiva relacional entre o tempo, disciplina e corporeidade se podem considerar os horários específicos e difíceis par ao homem atual se alimentar dormir, vivenciar o lazer devido á carências de meios eficientes de locomoção para o trabalho, que consequentemente influencia no desempenho e produção.
A união do corpo estabelece o fim do...
tracking img