Fotoperiodismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fotoperiodismo é um termo usado na botânica[->0] e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia[1] e consiste na duração do período de luz de umdeterminado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar decompensação fotossintética.
É importante saber que existem três tipos de plantas[->1]:
· - plantas de dia curto - floresce com fotoperíodos inferiores ao fotoperíodo[->2] crítico.
· - plantas de dia longo- floresce com fotoperíodos superiores ou iguais ao fotoperíodo crítico.
· - plantas neutras ou indiferentes
A floração dessas plantas (como também a queda das folhas, a germinação...) depende daduração dos dias e das noites.
Quando tem-se um dia[->3] longo seguido de uma noite[->4] curta, as plantas de dia longo florescem depois de um tempo, enquanto as de dia curto não. Ou seja, são plantasque florescem no verão[->5].
Quando tem-se um dia curto seguido de uma noite longa, é a vez das plantas de dia curto florescerem, enquanto as de dia longa não. Ou seja, são plantas que florescem noinverno[->6].
Se ambas estiverem em um dia curto com interrução notuna de luz, as plantas de dia curto não florescerão, mas as de dia longo sim. A interrupção dos períodos escuros leva à inibição dafloração de plantas de dia curto.
O segredo não está na duração do dia, e sim na duração da noite. Existem dois fitocromos[->7] envolvidos neste processo: o R e o F. Suponhamos que seja verão, osdias são longos e as NOITES SÃO CURTAS. Durante o dia, o fitocromo R é convertido em F rapidamente, como o dia é longo, há muito fitocromo F em serviço. Pois é, para plantas de dia longo tal quantidadede fitocromo F é perfeita para a floração. No entanto, para as plantas de dia curto, essa quantidade é excessiva e provoca a inibição. Durante a noite, o fitocromo F converte-se em R lentamente,...
tracking img