Fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A imagem é ou não a realidade?
1 – O que é e o que não é real?
2- Relação Homem/ Imagem
2.1 – Imagem como simulacro
Para Jean B. Baudrillard,importante filósofo do século XX, a imagem é um pobre simulacro, vazio de significado, uma mera cópia, que não capta nada do real. Assim tambémpensava Platão, 25 séculos antes, pois ele não via nenhum valor nas imagens, nas artes, já que estas, além de pretender imitar o real e não conseguir,ainda privava as pessoas de ver o que era mesmo importante, a realidade por si mesma.
2.2 –REALIDADE VIRTUOSA
Para outros, como Pierre Levy,imagem, o virtual, não é irreal, e sim outra realidade, a realidade das realizações ideais e especulativas, é o espaço da virtude e do futuro, não podadapelo possível, o atual e o existente.
2.3 – VIRTUREAL
Para o filosofo Mario Perniola, não separam real e virtual. Afinal, pensemos em diferentesrelatos de pessoas que presenciaram um mesmo acontecimento. Todas falam a verdade, o qersão real? Todas ou nenhuma? Para alguns, a realidade existe,mas quem tem percepção suficiente para captá-la? 

Conclusão

Na verdade não há uma conclusão sobre o que é a imagem, se é ou não real. Maspodemos sim concluir que devemos encará-las com mais crítica e consciência, para sabermos que podemos usá-las, mas que também podemos ser usados porelas, se não tivermos consciêue viram uma foto, e outras que não acreditam em nenhuma imagem, acham todas falsas. Queremos evitar as duas atitudes.
tracking img