Fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia









Metrologia






Trabalho acadêmico apresentado no Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica CECOTEG – SENAI Horto, Curso Impressão Serigráfica/ Flexográfica, Disciplina Metrologia, Tarde.
Prof.: Edimar








Belo Horizonte
Agosto, 2012
Sumário
1 Metrologia 4
1.1 Definição 4
1.2 Metrologia Científica 4
1.3 Metrologia Industrial 51.4 Metrologia Legal 5
2 Unidade Básica 5
2.1 Definição 6
3 Grandeza Física 8
4 Viscosidade 9
5 Comprimento 9
6 Paquímetro 10
6.1 Para que serve o Paquímetro 10
7 Micrômetro 15
7.1 Para que serve o Micrômetro 17
8 Régua ou Escala Graduada 17
9 Trena 19
10 Bibliografia 20








1 Metrologia
Palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência), é a ciência que estuda asmedições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos. Atualmente, devido à confiabilidade dos sistemas de medição, seguindo-se à risca os requisitos e especificações técnicas e atendendo-se aos regulamentos e normas existentes, é possível produzir peças (e/ou acessórios) em diferentes partes do mundo e estas peças se encaixarem perfeitamente (condições de intercambiabilidade erastreabilidade).

1.1 Definição
(O que é Metrologia)
A Metrologia é a ciência das medidas e medições é o setor responsável pelos instrumentos de medições e suas calibrações, embora seja este setor que realiza o controle dos instrumentos e sua calibração. A metrologia tem como função medir e inspecionar produtos e processos, garantindo a confiabilidade dos mesmos. A metrologia está dividida em três grandesáreas: A científica, a industrial e a Legal.

1.2 Metrologia Científica
A Metrologia Científica trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica. Exemplos: Calibração de termômetros-padrão de mercúrio em vidro e de pirômetros ópticos;Medidas de comprimento utilizando equipamentos á laser; Calibração de pesos-padrão e balanças analíticas para laboratórios.

1.3 Metrologia Industrial
Abrange aos sistemas de medição que controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade e segurança dos produtos acabados. Exemplos: Medição e controle de uma linha de produção de automóveis; Ensaios em produtoscertificados, tais como brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos elétricos entre outros.

1.4 Metrologia Legal
É responsável pelos sistemas de medição utilizados nas transações comerciais e pelos sistemas relacionados às áreas de saúde, segurança e meio ambiente. Exemplos: Verificação de bombas de abastecimento de combustível; verificação de taxímetro e controle de emissão dos gases dacombustão; verificação de seringas hipodérmicas.

2 Unidade Básica
A unidade básica de medida foi definida pela Convenção do Metro (por vezes referido como Tratado do Metro) que foi assinada em Paris no dia 20 de Maio 1875, por 17 Estados, com o propósito de estabelecer uma autoridade internacional no campo de Metrologia, o que resultou na adoção do metro como unidade básica de medida ecomprimento. Atualmente são 51 os Estados Signatários da Convenção do Metro.
Existem três organizações criadas pela Convenção, nas quais delega a autoridade para atuar no domínio da metrologia assegurando uma harmonização da definição das diferentes unidades de medida, que são:
• Conferência Geral de Pesos e Medidas – um sistema de reuniões periódicas, realizadas em Paris cada 4 a 6 anos com a presençade delegados de todos os Estados membros, tendo com o objectivo adoptar as medidas de gestão política do sistema;
• Bureau Internacional de Pesos e Medidas – a organização que administra a Convenção, mantendo um centro internacional de metrologia em Sèvres, nos arredores de Pais, no qual estão alojados os antigos padrões internacionais de medida e no qual era feita a comparação e calibração...
tracking img