Fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................
2. BREVE BIOGRAFIA DE MAN RAY ..................................................................
3. A VISÃO DADAISTA E SURREALISTA DE MAN RAY ....................................
4. TÉCNICAS UTILIZADAS POR MANRAY.........................................................
5. MAN RAY E A MODA ........................................................................................
6. ANÁLISE DE ALGUMAS OBRAS .....................................................................
7. CONCLUSÃO .....................................................................................................
REFERÊNCIAS.......................................................................................................

























RESUMO

O conteúdo apresentado neste trabalho apresenta as características utilizadas pelo fotógrafo Man Ray em suas composições fotográficas: sua temática, estilo e particularidades. De início é apresentada uma breve biografia mostrando sua formação e sua ideologia. Em seguidarelacionamos a influência que o dadaísmo e o surrealismo representaram às suas obras. São abordadas técnicas e linguagem visual utilizada em suas fotomontagens, com uma breve análise de algumas de suas obras, destacando sua identidade visual, expressão artística, processo criativo e recursos técnicos, empregados por ele nesse processo. Esta pesquisa é uma reflexão de como Man Ray descobre nafotografia o suporte ideal para realizar suas criações. Observamos um processo que caracteriza a fotografia como um suporte livre para intervenções, levando-a além dos parâmetros do registro realista.


Palavras-chave: Man Ray; fotógrafo; dadaísmo; surrealismo; técnica.

































2 BREVE BIOGRAFIA DE MAN RAY
Man Ray, “pseudônimo deEmmanuel Rudnitzky, formado por duas pequenas sílabas, que significam homem (man) e raio (ray) de luz ou de sol” (CARVALHAL, 2000), nasceu em 1890, na Filadélfia, Pensilvânia. Em 1897 sua família mudou-se para o Brooklyn, Nova Iorque, onde começou a entrar em contato com o mundo das artes.
Em 1913 formou-se em Desenho Industrial e passou a pesquisar vários materiais, aplicando-os à pintura. Aquiseria o começo de sua paixão pela escultura e pela execução de trabalhos que compreendiam a junção de objetos do cotidiano. Foi um artista que ganhou fama com seus múltiplos talentos, além de suas “fotografias vanguardistas de pessoas e moda e pelas colagens expressivas e ready-made que criara” (FARTHING, 2009, p. 364).
Man Ray comprou sua primeira câmera fotográfica em 1914, para fazercópias de suas pinturas para a imprensa e para os colecionadores. Em Nova Iorque, conheceu os trabalhos de Marcel Duchamp, surgindo uma amizade decisiva para sua formação cultural. Juntos começaram a registrar fotografias que imortalizassem as ações do Movimento Dadaísta e estas se tornaram um meio de subsistência, pois ele começou a fazer retratos ou fotografias das obras de outros artistas. A partirde então, começou a trabalhar a pintura com as técnicas de laboratório.
Em 1915, quando fez uma exposição individual, fotografou seu próprio trabalho. Em seguida, “mudou-se para Paris em 1921. Lá, tornou-se um dos mais inventivos fotógrafos do seu tempo” (id, 2009, p. 365). “Toda a sua obra tem profundas ligações com o movimento Dadá e com o Surrealismo, tendo participado nas maisimportantes exposições destes movimentos artísticos da 1ª metade do século XX” (CARVALHAL, 2000).
Em 1940, com a ocupação de Paris pelos nazistas, foi para Hollywood, Califórnia, aí permanecendo até 1951; voltou mais tarde para Paris, onde morreu de ataque cardíaco, em seu ateliê, em 1976.

3 A VISÃO DADAISTA E SURREALISTA DE MAN RAY

Man Ray estabeleceu na prática o dadaísmo e...
tracking img