Fotografia e dermatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
174

Artigo de Revisão

Fundamentos da fotografia digital em Dermatologia* Basics of digital photography in Dermatology*
Hélio Amante Miot1 Maurício Pedreira Paixão2 Francisco Macedo Paschoal3

Resumo: A tecnologia digital promoveu grande popularização do registro fotográfico em diversas áreas médicas. A dermatologia, por sua natureza visual, vem absorvendo os benefícios dessa ferramentana prática clínica e na pesquisa. Este artigo visa orientar o dermatologista não familiarizado com essa tecnologia, oferecendo noções para o melhor uso do equipamento de fotografia digital. Palavras-chave: Dermatologia; Fotografia; Métodos Abstract: Digital technology has promoted a great popularization of photographic registration in several medical areas. Because of its visual nature, dermatologyhas incorporated the benefits of this tool in clinical practice and research. This article aims to offer guidance to the dermatologist who is unfamiliar with this technology, providing basic understanding for the best use of digital photography equipment. Keywords: Dermatology; Methods; Photography

INTRODUÇÃO A dermatologia, pela grande relação das características morfológicas das lesões com odiagnóstico, é considerada especialidade com importante componente visual, favorecendo o desenvolvimento de técnicas de representação iconográficas. O Departamento de Imagem da SBD incentiva a documentação fotográfica na prática dermatológica, abrangendo assistência, ensino e pesquisa. Nesse ínterim, a tecnologia digital veio reduzir os custos, aumentar a versatilidade e a produtividade, eproporcionar a popularização do uso de fotografia na especialidade. É importante salientar que a fotografia dermatológica, ao contrário da fotografia artística, valoriza elementos de realidade e verossimilhança, ou seja, que permitam o reconhecimento das lesões documentadas com fidelidade, em qualquer tempo. Este artigo visa orientar o dermatologista não familiarizado com essa tecnologia para o melhoruso da fotografia digital em sua especialidade.

DIFERENÇAS ENTRE A FOTOGRAFIA DIGITAL E A TRADICIONAL A tecnologia digital veio modificar o conceito de registro fotográfico. Dessa forma, o registro fotoquímico que ocorria nas películas (filmes), foi substituído por um sensor eletrônico que transforma diferentes intensidades de luz em sinais digitalizados, sendo posteriormente armazenados como umarquivo de computador. Todavia, em uma câmera digital, seu corpo, sistema de lentes e estrutura mecânica, bem como as técnicas fotográficas utilizadas, em nada diferem da fotografia tradicional.1 Cada ponto luminoso da imagem captado pelo sensor eletrônico denomina-se pixel, e o arranjo ordenado de pixels de diferentes intensidades de cor forma a imagem digital. Todo pixel refere uma intensidadede cor vermelha, verde e azul (sistema RGB – Red, Green, Blue), cuja combinação resulta em uma cor do espectro luminoso, variando do preto (ausência de cor) ao branco (máxima intensidade de cor R, G e B).

*

Trabalho realizado no Departamento de Imagem da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. Professor doutor substituto do Departamento deDermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB-Unesp - Botucatu (SP), Brasil. Dermatologista da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Sáo Paulo - USP - São Paulo (SP). Pós-graduando (doutorado) da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Sáo Paulo - USP - São Paulo (SP). Especialização em Cirurgia Dermatológica pelaFaculdade de Medicina do ABC, Santo André (SP), Brasil. Professor doutor, auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina do ABC - Santo André (SP), Brasil.

1 2

3

©2006 by Anais Brasileiros de Dermatologia

An Bras Dermatol. 2006;81(2):174-80.

Fundamentos da fotografia digital em Dermatologia

175

Cada pixel registrado é codificado por uma localização topográfica na imagem...
tracking img