Fotografia e antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências da Comunicação (CECC)
Comunicação Social – Relações Públicas
Introdução à Fotografia
Professora: Candice Kipper Klen

Fotografia e Antropologia

Aluno: Lucas Flores

Caxias do Sul, 24 de maio de 2010

1-FOTOGRAFIA E ANTROPOLOGIA

1.1 RELAÇÕES ENTRE A FOTOGRAFIA E A ANTROPOLOGIA
Luft (2001, p. 69) define a antropologia como “a ciênciaque estuda a origem, evolução, costumes e instituições culturais da espécie humana”. A fotografia, por sua vez, é definida por Luft (2001, p. 337) como “1. Fixação, em chapa sensível à luz, da imagem dos objetos. 2. A imagem assim obtida; retrato.”. As relações entre ambas serão discutidas a seguir:
Existem diversas conexões entre a fotografia e a antropologia, a começar por ambas terem sedesenvolvido no século XIX em regiões da França e da Inglaterra. Porém a mais forte ligação entre estas duas ciências é o fato de a fotografia registrar os povos, a cultura e o homem de uma forma mais dinâmica que a escrita.
Estevam (2006) diz que no surgimento da fotografia, alguns a viam como um avanço para a sociedade, já outros tinham opiniões negativas sobre o novo invento. Entretanto, mesmo comdiferentes opiniões manifestadas pela população da época, a fotografia mudou para sempre a questão da representação figurativa.
Segundo Agapito (2006), registrar o homem e a cultura é a maior fonte de enriquecimento do entendimento de várias teorias. Quando apenas falamos de cultura chinesa, por exemplo, criamos na mente uma imagem supondo o que foi dito. Quando falamos e mostramos umafotografia, temos uma dimensão muito maior do que está sendo falado.
Assim como outras ciências, a antropologia e seus desdobramentos (a etnologia e a etnografia) passaram a tirar proveito deste meio para suas pesquisas. Pois a fotografia poderia fornecer não apenas pistas e indícios de determinados acontecimentos, mas também evidências e provas dos tais. A invenção da fotografia “(...) abriu aantropologia novas possibilidades de trabalho, como objetivar aspectos da realidade que antes não passavam de meras impressões” (GURAN apud RECUERO, 2006, p. 8), uma vez que a natureza se auto-substitui momentaneamente, alterando aquilo que era visto anteriormente.
Assim como a natureza, o mundo moderno também está em constante mudança, e o ato de fotografar permite com que estas mudanças sejam registradase possam ser vistas novamente em outros momentos.
Agapito (2006, p.1) diz que “A fotografia necessita da antropologia para funcionar, para ter sentido no que se refere a esta e antropologia necessita da fotografia para ter registros históricos de sua própria evolução.”
A imagem fotográfica surgiu trazendo questionamentos e modificando os comportamentos de até então, por este motivo acabou sendorotulada como uma realidade congelada no tempo. A história da fotografia contém alguns equívocos, o que gera desinformação a respeito de si mesma e de suas aplicações em investigações e pesquisas.
“Equívocos ocorrem pela desinformação conceitual quando aos fundamentos que reagem a expressão fotográfica, o que os leva a estacionar apenas no plano iconográfico, sem perceber a ambigüidade dasinformações contidas nas representações fotográficas. Resulta de tal desconhecimento, ou despreparo, o emprego das imagens do passado apenas como ilustrações dos textos: o potencial do documento não é explorado, suas informações não são decodificadas, posto que, não raro, se encontram além da própria imagem. (KOSSOY, 1999, p.20)
Segundo Freund (1974) apud Andrade (2002), a investigação antropológicasurgiu junto com a necessidade que os fotógrafos tinham de documentar o mundo até então desconhecido. A sociedade passou a se reconhecer culturalmente nas fotografias e conhecer nos demais seus hábitos e costumes.
Na sociedade moderna nos acostumamos ver somente aquilo que nossa percepção momentânea deseja ver, o que tornou o homem moderno um mau observador, e o uso de uma máquina fotográfica...
tracking img