Fotofilosofia

400 palavras 2 páginas
PREFEITURA MUNICIPAL DE COLÔNIA LEOPOLDINA

Todas as pessoas precisam conhecer o lugar onde vive, suas origens e a cultura do seu povo. Para isso, se faz necessário buscar informações sobre os aspectos históricos, geográficos, políticos e econômicos. Tais fatores resultam na sociedade que somos.
Tomando como ponto de partida, Aristóteles nos auxilia na compreensão das coisas, sendo a investigação fundamental para poder compreender o mundo e sua realidade. Nesse sentido, a sua metafísica discorre sobre tais princípios. Tomaremos como base o princípio de identidade.
Quem sou? De onde vim? Para onde vou? São perguntas fundamentais para descobrirmos nossa identidade e a identidade do lugar onde vivemos. O pensamento de Aristóteles fundamenta-se em que a essência das coisas está nas próprias coisas, naquilo que de fato são, ao contrário de Platão, que pensa nas coisas como cópias de ideias perfeitas.
Observamos que há divergências de ideias entre os filósofos. Buscando a compreensão da realidade social na qual estamos inseridos, vamos analisar a filosofia política de Aristóteles, nesse campo, ele se preocupou mais com um estudo de sistemas políticos e leis existentes em sua época. Acreditando que jamais alcançaríamos uma cidade ideal, e sim, que a política permitiria que os conflitos entre ricos e pobres pudessem ser amenizados.
O verdadeiro sentido da política visa uma sociedade justa, onde aquele que governa, busca o bem comum dos cidadãos. Mas infelizmente, essa teoria filosófica não é posta em prática na sociedade brasileira. Há uma grande desigualdade social no mundo inteiro, esse fato é devido justamente pela falta de consciência política por parte dos governantes.
Poucos são os cidadãos que têm conhecimento da democracia. Acreditamos que tal fato é consequência de uma educação precária. Infelizmente, a realidade do meu município não é muito diferente de outros municípios brasileiros. Temos uma geração desinformada, despreparada para

Relacionados