Fotoenvelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fotoenvelhecimeto

O envelhecimento cutâneo pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento. O primeiro representa aquele comum aos órgãos e o segundo mais intenso e evidente, é o que ocorre devido aos danos causados pela radiação ultra-violeta.
O envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos. Já ofotoenvelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele.
O fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas tem características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentar características diferentes em áreas expostas e não expostas. Alémdisso, o Sol passa a ser o principal fator em relação ao fotoenvelhecimento.
O espectro eletromagnético da luz tem vários tipos de radiação com diferentes tipos de comprimento de onda. As radiações apresentam diferentes penetrações e respostas relacionadas ao seu comprimento de onda e ao local onde será absorvida. Os fótons que carregam esta energia são absorvidos por moléculas da pele que atransformam em calor. Neste processo, dependendo da radiação e da energia, pode haver um dano importante no DNA celular", explica a dermatologista.
As ondas mais importantes relacionadas ao fotoenvelhecimento são aquelas chamadas de radiação ultra-violeta. As radiações com comprimento de onda menor que 200nm não ultrapassam a camada de ozônio e em geral não atingem a pele. As radiações ultra-violeta Be ultra-violeta A são aquelas mais relacionadas aos danos causados à pele e também as mais conhecidas e estudadas. A luz visível e a radiação infravermelha também causam prejuízos à pele e suas ações vêm sendo muito pesquisadas nos últimos anos. Várias referências demonstram que essa parte do espectro pode potencializar os efeitos maléficos da radiação ultra-violeta B e A.
“Resumidamente podemosafirmar que a radiação ultra-violeta B causa danos agudos à cútis tais como: avermelhamento e queimaduras e danos crônicos como câncer de pele e envelhecimento. Essa radiação penetra superficialmente e está principalmente entre as 10 e 15 horas do dia”, declara a Dra. Denise, explicando que a radiação ultra-violeta A penetra. mais profundamente na pele atingindo a derme causando menos eritema equeimadura. “No entanto, devido a sua maior penetração, é responsável pelo envelhecimento e também pelo câncer de pele. Ela está presente durante todo o dia”.
Outra alteração marcante causada pelo Sol é a dimimução das células de Langerhans, responsáveis pela resistência imunológica da pele.

Tratamento
De acordo com a Dra. Denise, o tratamento do envelhecimento cutâneo passa pela observaçãodos fatores envolvidos no seu desenvolvimento, como envelhecimento cronológico, fotoenvelhecimento, flacidez, linhas de expressão.
"Na prevenção do fotoenvelhecimento o filtro solar de amplo espectro, utilizado a longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de queratoses e câncer de pele .Sabe-se hoje que seu uso precoce e continuado evita o dano cumulativo eprevine o envelhecimento actínico", informa a dermatologista, dizendo que a tretinoína continua sendo o tratamento tópico mais conhecido e embasado para o fotoenvelhecimento, agindo nas diversas camadas da pele.

"A tretinoína ou ácido retinóico promove uma compactação da camada córnea, a proliferação da camada espinhosa, uma diminuição da atipia celular e normalização do número e da atividade dosmelanócitos. Atua também na derme promovendo o aumento do colágeno tipo VII, angiogênese, aumento a síntese de colágeno e diminuição da massa elastótica", declara.

Muitos princípios ativos vêm sendo empregados para diminuir os efeitos do tempo na pele. As vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, são benéficas tanto por via sistêmica como tópica e além do efeito antioxidante...
tracking img