Fotocélulas de titânia

3796 palavras 16 páginas
Universidade Federal do ABC - UFABC
Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
Centro de Engenharia e Ciências Sociais (CECS)

Aplicação de nanomateriais em armazenamento e conversão de energia em células fotoeletroquímicas

Monografia apresentada ao Curso de Nanociências e Materiais Avançados, como requisito parcial para conclusão da disciplina Nanociência e Nanotecnologia.

Discentes:
Yuri Menzl Celaschi

SANTO ANDRÉ
2012

RESUMO
A eletrofotoquímica é uma área de estudo, em constante crescimento dentro da físico-química, a mesma estuda a utilização de potenciais elétricos, bem como fontes luminosas, a fim de catalisar reações químicas. Sua principal aplicação consiste na utilização de sistemas que se valem de reações químicas para a geração de energia, utilização de novo materiais que se valem depropriedades elétricas, englobando neste caso grande parte da indústria eletrônica, bem como a parte ambiental com a degradação de poluentes em meio líquido dependendo de sua aplicação[1]. O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de nanomateriais para o armazenamento ou conversão de energia em células fotoeletroquímicas, tomando nota os aspectos funcionais e eletroquímicos contidos nos mesmos, sendo feita uma listagem dos materiais utilizados e suas aplicações. Serão abordados perspectivas futuras a respeito do uso desses materiais na conversão e armazenamento de energia eletroquímica.

SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Semicondutores 05 2.1 Semicondutores Nanoparticulados 05
3. Óxidos 06
4. Nanotubos de TiO2 07 4.1 Aplicações de nanotubos de TiO2 11
5. Dispositivos Fotoeletroquímicos 12 5.1 Células Fotoeletrolíticas 13
Bibliografia 16

1. Introdução Com o descobrimento da fotocorrente descoberta por Becquerel em 1989 abriu caminho para o estudo da fotoeletroquímica. Ele observou esse efeito após

Relacionados