Fortaleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVISAO E ORGANIZACAO POLITICA DA CIDADE

A primeira planta de Fortaleza, datada do ano de 1726, é atribuída ao capitão-mor Manuel Francês. No desenho é notável a forca, o pelourinho, o forte e a igreja. O português Antônio José da Silva Paulet fez o primeiro desenho do que seria a atual configuração das ruas do Centro em 1818. Foi ele também o arquiteto da reforma da Fortaleza de NossaSenhora da Assunção, iniciada em 1812 e concluída em 1821.
Em 1859 o arquiteto pernambucano Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875 ele esboça a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade. Os bulevares que circundam o Centro formam a principal característica desta planta: atuais avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel e Imperador. Herbsterconsolidou o plano de Paulet de organizar o traçado das ruas em xadrez, que continua sendo a principal característica das expansões que se seguiram.

A partir de 1911 o município aparece constituído de 2 distritos: Fortaleza e Patrocínio. Em 1933 um decreto estadual criou os distritos de Messejana e Mondubim e incorporou ao distrito de Fortaleza o extinto município de Porangaba. A prefeituraentão dividiu a cidade em sete distritos: Fortaleza, Alto da Balança, Barro Vermelho, Messejana, Mondubim, Parangaba e Pajuçara, não mais figurando o distrito de Patrocínio. No ano de 1936 o distrito de Pajuçara passou a denominar-se Rodolfo Teófilo.
Com o decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, foram extintos os distritos de Rodolfo Teófilo, sendo seu território anexado ao distrito deMaracanaú, do município de Maranguape e Alto da Balança, sendo seu território anexado ao distrito sede de Fortaleza. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Porangaba passou a denominar-se Parangaba. O município ficou constituído de 5 distritos desde então: Fortaleza, Antônio Bezerra, Messejana, Mondubim e Parangaba.
Atualmente são 116 bairros e seis"Secretarias Executivas Regionais" (SER), unidades administrativas diretas da prefeitura, responsáveis pela execução dos serviços públicos em cada área. A SER não tem área sobreposta à dos distritos históricos, que não têm função administrativa, mas as sedes das SER são próximas aos núcleos dos cinco distritos.

O governo municipal de Fortaleza é dividido em dois poderes: executivo exercido pela prefeitaLuizianne Lins, auxiliada por meio de ação regionalizada executada em conjunto pelas sete[28] Secretarias Executivas Regionais (SER), e o legislativo na figura dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que fiscaliza o executivo e discute as leis no âmbito municipal. No Brasil os municípios não tem poder judiciário.
O governo municipal de Fortaleza é dividido em dois poderes:executivo exercido pela prefeita Luizianne Lins, auxiliada por meio de ação regionalizada executada em conjunto pelas sete[28] Secretarias Executivas Regionais (SER), e o legislativo na figura dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que fiscaliza o executivo e discute as leis no âmbito municipal. No Brasil os municípios não tem poder judiciário. O número total de pessoas ocupadas diretamentena administração em 2005 foi de 24.592 pessoas.[29] A partir do ano de 2005 foi implantada na cidade a gestão participativa, que possibilita uma efetiva participação da população. O projeto encontra-se ainda em fase de implantação, melhorias e adaptações.
PRINCIPAIS MODOS DE PRODUCAO DE FORTALEZA
Que Fortaleza e os demais destinos turísticos do Ceará estavam entre os mais procurados do Brasil,já era sabido. Mas os esforços da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em melhoria na infraestrutura, capacitação e qualidade do serviço e promoção, fizeram a nossa capital ser o segundo polo que mais desperta interesse em conhecer, atrás apenas de Fernando de Noronha (PE).
No item que avalia qual destino as pessoas mais desejam conhecer, Fortaleza aparece como preferência para 10,9% dos...
tracking img