Forro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2477 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Forró

A origem do nome

A origem do nome forró não possui uma definição exata e ainda hoje divide-se entre a versão acadêmica, baseada nas transformações etnológicas, e as histórias contadas pelo povo nordestino. Segundo relatos populares, a palavra veio de uma forma abrasileirada de se pronunciar o termo inglês For All, que significa “para todos”. Esse seria o nome dado a festas feitas porengenheiros britânicos no início do século XX, que estavam em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western. Os eventos eram abertos a toda a população, por isso o nome.

No entanto, a versão mais aceita é a do folclorista Luís da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro (2001). Na obra, ele definiu o verbete forró como sendo descendente da expressão forrobodó, vinda da linguagemafricana. O termo designava festas animadas populares, no caso do Nordeste, as animadas por sanfona (ou acordeon). As músicas lá tocadas eram o xaxado, o xote, o coco, entre outras. Com o tempo, a palavra forrobodó foi abreviada para forró e passou a nomear o estilo musical que se tocava nessas festas como um todo.
“A palavra ‘forró’, segundo a época em que é empregada, não tem exatamente o mesmosignificado. Da mesma forma que a palavra ‘samba’, a palavra ‘forró’ foi evoluindo no decorrer do século. Até os anos 50, forró significa ‘baile’; depois passa a designar o conjunto da música do Nordeste. Hoje em dia, forró é gênero musical. Nordestino, claro”.
(DREYFUS, Dominique. Vida do Viajante: A Saga de Luiz Gonzaga. 1996, p. 198)

Já  nos anos 40, o sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzagacriou o baião, que mais tarde também foi incorporado a tudo o que se passou a chamar de forró. Naquele tempo, Gonzaga reuniu os sons e os costumes que conheceu quando criança no Nordeste e traduziu-os para uma linguagem acessível para a população do Centro-Sul do país. Desde que o termo forró passou a designar um gênero musical, o próprio Luiz Gonzaga começou a chamar de “forró pé-de-serra” o tipo demúsica que ele e alguns de seus seguidores faziam. O termo é uma referência as suas origens, pois ele havia nascido no município de Exu, que fica no pé da serra do Araripe, em Pernambuco. Era lá que o Rei do Baião ouvia os vários ritmos que originaram o chamado forró posteriormente. Esse termo mais tarde também seria usado para designar um movimento moderno e diferenciá-lo das demais derivaçõesdo forró.

Características, Ritmos e Dança
Em época de festejos juninos, o nordestino – costumeira e corretamente rotulado como o povo mais animado do Brasil – põe sua roupa colorida característica, seu chapéu de palha e sai por aí, faceiro, para se esbaldar nos inúmeros arraiais que se multiplicam por todos os lugares. É tempo de pular quadrilha, de comer pamonha e fubá e de arear as fivelas.
Umadas principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

O forró, que abrange a dança e a música, se constitui em manifestação genuína e sincrética da cultura popular, posto que une elementos do batuque, uma dança proveniente da cultura africana, com elementos rítmicoseuropeus e indígenas.
Vários ritmos compõem o forró: baião, xote, xaxado, coco e vaneirão, este como é conhecido no Sul do país. Na dança, formam-se pares, geralmente homens com mulheres. Tais pares podem a vir ou não a se desfazer durante o desenrolar da festa, já que não existe uma norma para a formação do par. Na falta de quem dançar, muitas vezes se dança com crianças, sozinho ou mulher com outramulher.
Embora existam algumas marcações definidas, no todo a coreografia do forró não possui exatamente passos determinados, consistindo basicamente no improviso dos movimentos. Esse improviso pode também se estender às letras das músicas.
O autêntico forró pé-de-serra é formado por três músicos que ficam responsáveis pelos instrumentos: sanfona, triângulo e zabumba, mas ocasionalmente podem ainda...
tracking img