Forró

A origem do nome

A origem do nome forró não possui uma definição exata e ainda hoje divide-se entre a versão acadêmica, baseada nas transformações etnológicas, e as histórias contadas pelopovo nordestino. Segundo relatos populares, a palavra veio de uma forma abrasileirada de se pronunciar o termo inglês For All, que significa “para todos”. Esse seria o nome dado a festas feitas porengenheiros britânicos no início do século XX, que estavam em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western. Os eventos eram abertos a toda a população, por isso o nome.

No entanto, a versão maisaceita é a do folclorista Luís da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro (2001). Na obra, ele definiu o verbete forró como sendo descendente da expressão forrobodó, vinda da linguagemafricana. O termo designava festas animadas populares, no caso do Nordeste, as animadas por sanfona (ou acordeon). As músicas lá tocadas eram o xaxado, o xote, o coco, entre outras. Com o tempo, apalavra forrobodó foi abreviada para forró e passou a nomear o estilo musical que se tocava nessas festas como um todo.
“A palavra ‘forró’, segundo a época em que é empregada, não tem exatamente o mesmosignificado. Da mesma forma que a palavra ‘samba’, a palavra ‘forró’ foi evoluindo no decorrer do século. Até os anos 50, forró significa ‘baile’; depois passa a designar o conjunto da música doNordeste. Hoje em dia, forró é gênero musical. Nordestino, claro”.
(DREYFUS, Dominique. Vida do Viajante: A Saga de Luiz Gonzaga. 1996, p. 198)

Já  nos anos 40, o sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzagacriou o baião, que mais tarde também foi incorporado a tudo o que se passou a chamar de forró. Naquele tempo, Gonzaga reuniu os sons e os costumes que conheceu quando criança no Nordeste e traduziu-ospara uma linguagem acessível para a população do Centro-Sul do país. Desde que o termo forró passou a designar um gênero musical, o próprio Luiz Gonzaga começou a chamar de “forró pé-de-serra” o tipo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Forro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forro/989527.html

MLA

"Forro" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forro/989527.html>.

MLA 7

"Forro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forro/989527.html>.

CHICAGO

"Forro." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forro/989527.html.