Forrajamento

1552 palavras 7 páginas
Teoria do Forrageamento Ótimo

Curimbatá forrageando no substrato de um rio (Foto José Sabino - Natureza em Foco)

As espécies possuem vários modos de obter recursos para sobreviverem. O ato de procurarem alimentos é denominado forrageamento. Existe uma teoria, chamada de Teoria do Forrageamento Ótimo, que tenta explicar qual é o ótimo de forrageamento de um organismo na obtenção de recursos alimentares, ou seja, quais recursos ele utiliza melhor ou quantos recursos são utilizados para satisfazer suas necessidades energéticas. Existe a variação da amplitude de uma dieta, ou seja, a variação na quantidade de recursos que compõe a dieta de um organismo, e essa variação é chamada de Amplitude ótima da dieta.

Os organismos que se encaixam nessa teoria são os chamados predadores verdadeiros. Na verdade, os predadores não são somente os leões, onças, ursos, jacarés, crocodilos e demais animais ferozes e fortes que consomem outros organismos grandes. Predadores verdadeiros:
Matam invariavelmente suas presas e o fazem mais ou menos imediatamente após atacá-las
Consomem diversos itens de presas no curso de suas vidas
Portanto, os predadores verdadeiros incluem os leões, tigres, ursos, jacarés, crocodilos, bem como aranhas, baleias de barabatana que filtram o plâncton no mar, animais zooplanctônicos que consomem os fitoplânctons, aves que consomem sementes e plantas carnívoras, etc.
Ainda assim, o que temos é apenas uma definição, estabelecida por conveniência. Existem ainda outros grupos de organismos que se alimentam de modo diferente, os Pastejadores e os Parasitos.

Pastejadores atacam diversos itens de presas ao longo de suas vidas; consomem somente parte de cada item da presa; geralmente não matam suas presas, pelo menos a curto prazo. Os pastejadores incluem os bovinos, ovinos, gafanhotos, cervídeos, mas também os sanguessugas hematófagas que ingerem uma pequena quantidade de sangue de diversos vertebrados-presa ao longo de suas vidas.

Já os

Relacionados