Fornos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O
s fornos de indução com núcleo são hoje em dia preferidos para a fusão de metais nãoferrosos, embora também se apliquem a fusão de ferros fundidos. Funcionam emfrequênciade linha e a bobina do forno é envolvida sobre um núcleo de aço laminado fechado do tipoutilizado em transformadores.
O
conjunto por sua vez é envolvido por umacamada refratáriae disposto a se formar ao seu redor um canal de metal líquido após a fusão do banho do forno.
O
forno de indução com núcleo apresenta a vantagem de seurendimento elevado defuncionamento, pois funciona com aproveitamento de 95% a 98% de energia alimentada.Contudo o seu maior inconveniente é necessitar a manutençãopermanente de metal líquidono canal do forno, o que obriga á utilização contínua do forno ± 24 horas por dia- ou casocontrário manter ligado durante as horas de não funciomentoparte da energia para manter fundido o metal do canal. Este fato dificulta também a mudança do tipo de metal a ser fundido pois seria necessário para tanto o vasamento dometal () fim de substituí-lo pelo tipo a ser fundido, o que só pode ser feito com metal líquido fundido em algum forno auxiliar. No casode solidificação acidental dometal do canal, há risco de não se poder reconstituir o circuito domesmo , sendo então necessário muito trabalho para desmontar o refratário do fundo do fornoe reconstituir ocanal. Para se dar início a operação do forno ou para mudanças de tipo demetal, é preciso dispor de um forno auxiliar para fundir o metal necessário á formação docanal.Contudo, para fusão de ligas de cobre, zinco ou alumínio e mesmo para ferros fundidosde composição constante e em regime contínuo, fornos de indução com núcleo encontram
tracking img