FORNO ELÉTRICO A INDUÇÃO E A ARCO
Tecnologia Mecânica 1º Módulo
Forno de indução

Princípio de funcionamento do forno de indução e seu sistema de controle.

O funcionamento dos fornos deindução baseia-se na indução eletromagnética.
Faraday estudou este fenômeno e concluiu que num condutor elétrico submetido a um fluxo magnético variável, surge uma f.e.m. quanto maior for a variação ΔΦdo fluxo.

(Para que a variação do fluxo no tempo seja grande, é preciso que o fluxo Φ seja elevado e / ou que o tempo de variação Δt seja pequeno. Esta última condição corresponde a umafrequência elevada).

Sendo muito usado para fusão de materiais condutores, formam-se nestes materiais correntes de Foucault (correntes induzidas em massas metálicas) que produzem grande elevação detemperatura. Se os materiais forem magnéticos, haverá também o fenômeno da histerese, que contribui para o aumento de temperatura.

O forno consiste basicamente num transformador com o secundárioem curto-circuito e constituído apenas por uma espira.

Um dos tipos de fornos é constituído por um transformador com núcleo de ferro e pode ser usado para a frequência da rede.Outros tipos não utilizam núcleo de ferro e podem ser usados para frequências mais altas.



Os fornos sem núcleo podem usar frequências desde 50 Hz a 1 kHz ou mais.
Para frequênciasbaixas usam-se transformadores para alimentar os fornos.
Para frequências médias usam-se na alimentação conjuntos motor / gerador ou circuitos eletrônicos estáticos.

Processo do Forno Elétrico aIndução.

O Forno a Indução permite maior controle do processo de fusão, ou seja, o derretimento das matérias-primas como o gusa, sucata de aço, sucata de ferro fundido e ferro cromo.

Dotadode dois cadinhos, um de 500 kg e o outro de 750 kg, a matéria-prima é derretida através e um forte campo magnético que passa por uma bobina.
Nesta concepção, a perda de materiais é praticamente... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Fornos elétricos a indução e a arco. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fornos-El%C3%A9tricos-a-Indu%C3%A7%C3%A3o-e-a/34726.html

MLA

"Fornos elétricos a indução e a arco" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fornos-El%C3%A9tricos-a-Indu%C3%A7%C3%A3o-e-a/34726.html>.

MLA 7

"Fornos elétricos a indução e a arco." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fornos-El%C3%A9tricos-a-Indu%C3%A7%C3%A3o-e-a/34726.html>.

CHICAGO

"Fornos elétricos a indução e a arco." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fornos-El%C3%A9tricos-a-Indu%C3%A7%C3%A3o-e-a/34726.html.