fornode enducao

542 palavras 3 páginas
ENGENHARIA METALÚRGICA

FORNO DE INDUÇÃO

VITÓRIA
2014
1 – INTRODUÇÃO:

Fornos de indução são tipos de fornos que funcionam através de corrente Foucalt a fim de gerar ou assegurar que a fusão de um determinado metal que seja imposto sobre o recipiente do mesmo isole o meio termicamente com o auxílio de um material refratário nas paredes do forno, este tipo de forno é envolvido de um solenóide indutor.
Seu principio de funcionamento é semelhante a o de um transformador, onde o primário represente a solenóide de indução e um secundário, no esquema de um circuito, faça o papel de sustentar a carga metálica de trabalho. Os solenóides de indução na grande maioria das vezes são fabricados de cabos tubulares de cobre eletrolítico, possuindo um sistema refrigerante, que usualmente é água.
Forno de indução tem como vantagem de ser capaz de transferir para a carga de trabalho em uma alta potencia de operação, permitindo que possa ocorrer um número bem alto de bateladas por dia. Mesmo com toda essa capacidade de realizar trabalho dificilmente são provocados fenômenos químicos externos indesejados que alterem as propriedades que se deseja alcançar no processo. Já o rendimento do forno depende de muitos fatores, tais como: geometria, intensidade do campo magnético do solenóide, freqüência de operação, resistividade da carga e entre outras.

2- FORNOS PRESENTE NO IFES CAMPUS VITÓRIA:

Dados do forno:
Modelo TB
Capacidade 50 kg
Numero de serie:160410
Fabricante: Serv Melt

Designados a aplicações de fusões relacionadas à pequenas e médias quantidades para metais ferrosos, não ferrosos a até de metais preciosos.

Os fornos Duraline Coreless são fornecidos com capacidades desde 25 até 3.000 kg (referência para aço). Sendo que os que se encontram no IFES possuem capacidade de 50 kg. Pode-se realizar o trabalho com massas socadas e também com cadinhos pré-conformados.
Os

Relacionados