Formulario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A retificação de onda destina-se a obter uma forma de onda na carga unidirecional, a partir de uma rede alternada. Apenas por retificação não é possível obter uma tensão contínua. Circuitos retificadores mais simples envolvem apenas um díodo.
Um diodo é um elemento retificador, pois conduz num sentido e não conduz no outro. Quando está polarizado inversamente, conduz umainsignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturação). Quando está polarizado diretamente, conduz corrente no sentido direto, mas provoca uma queda de tensão no circuito. Se o díodo for de silício, esta tensão é de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tensão direta aplicada ao díodo não ultrapassar 0,5 V, ele não conduz (ou conduz uma corrente de muito pequeno valor).Tratando-se de transistor foram realizados tres experimentos: com polarização fixa, polarização estavel do emissor e polarização por divisão de tensão.
No circuito com polarização fixa, verificou-se que a resistência direta da junção base-emissor é pequena e aproximadamente constante, pode-se dizer que a corrente de base deste circuito também é aproximadamente constante. Esse comportamento, entretanto,implica um inconveniente decorrente do aumento da corrente de coletor com o aumento de temperatura. Assim, com a polarização de base fixa, o circuito pode ser levado a um ponto de operação indesejável, o que limita bastante sua aplicação prática.
No circuito com polarização estavel do emissor foi inserido um resistor no emissor para contornar o problema do circuito citado acima.
No circuitodivisor de tensão nada muda na parte de coletor e emissor, apenas se considera Vcc a bateria indicada. Na parte de polarização de base, a simplificação é feita com auxílio do Teorema de Thevenin, cujo enunciado é:

"Qualquer combinação de baterias e resistências, com dois terminais de saída, é equivalente a uma única fonte de tensão em série com um resistor. A tensão da fonte é igual à tensão docircuito sem carga (terminais abertos) e o valor do resistor é igual a essa tensão dividida pela corrente com os terminais em curto-circuito".


OBJETIVO

No experimento com onda completa levantar valores de medições através da construção de um circuito elétrico para constatar o funcionamento de um retificador de onda completa e observar com a colocação do capacitor um ajuste de ondas setransformando assim em um sistema quase sem oscilações, ou seja, o mais contínuo possível.
O objetivo principal dos experimentos com transistores é verificar o funcionamento de um transistor como chave e também verificar as grandezas físicas em um sistema elétrico constituído por transistor e resistores.














REVISÃO BIBLIOGRAFICA

TRANSISTORES

Transistor é um componenteconstituído de uma pastilha monocristalina de material semicondutor (Germânio ou Silício) com regiões dopadas com impurezas do tipo N e do Tipo P. Os transistores dependendo do fim a que se destina, pode funcionar como:
a) Amplificador de corrente;
b) Amplificador de sinal;
c) Chave eletrônica..

Transistores Bipolares

São aqueles formados por três (3) regiões semicondutoras depolaridades alternadas existindo entre elas duas junções.As regiões recebem os nomes de emissor (E), Base (B), e coletor (C). Baseiam o seu funcionamento com alimentação de corrente na base.
• Base- é a parte que controla a passagem da corrente;quando a base está energizada, há passagem de corrente do emissor para o coletor, quando não há sinal não existe essa condução. A base esquematicamente é ocentro do transistor.
• Coletor é uma das extremidades do transistor;é nele que “entra” a corrente a ser controlada. A relação existente entre o coletor e a base é um parâmetro ou propriedade do transistor conhecido como β (beta) e é diferente em cada modelo de transistor.
• Emissor- é a outra extremidade; por onde sai a corrente que foi controlada.
















CAPACITORES...