Formulario TCC Curso T cnico modelo orientacoes 1 1 1

1635 palavras 7 páginas
Formulário

TCC para Cursos Técnicos

DADOS GERAIS
Nomes dos Estudantes:

Curso Técnico:
Professor Orientador:
Início: ____/_____/_____ Término: ____/_____/_____
Carga Horária:

Contextualização do problema que será abordado no projeto e que remeterá a pergunta a ser respondida.

Exemplo 1:

1 INTRODUÇÃO

Um dos maiores problemas hoje em dia, nas grandes cidades, é o aumento dos roubos nas residências e pequenas empresas. Essa situação, causa angustia aos empresários e moradores, que ficam com medo de saírem de suas casas e deixarem suas empresas, sem ter a certeza de que não serão roubados. Por conta disso, a população cada vez mais vem investindo em segurança e não deixando de medir esforços para que possam se sentir mais seguros ao saírem de suas casas. A partir desta situação, foram desenvolvidos os simuladores de presença, que são equipamentos eletrônicos com a utilidade de simular a presença de pessoas em ambientes desocupados, para assim, garantir uma maior segurança aos proprietários de imóveis.
No início, eram utilizados timers eletrônicos, mas eles não foram muitos eficientes, ocupam mais espaço, sendo necessário um timer por equipamento. Hoje em dia, são utilizados os microcontroladores conhecidos como PIC (Peripherical Interface Controler) Controlador Integrado de Periféricos, programados por linguagem em “C” e com apenas um PIC podem ser ligados mais de um equipamento.
Diante disso, é possível levantar a seguinte questão: Quais os benefícios do uso de um simulador de presença programável?

Poderá ser em formato Situação do Problema:

Exemplo 2:

1 PROBLEMÁTICA

Um empresário dono de um shopping possui várias escadas rolantes em seu estabelecimento e gostaria de economizar energia elétrica. Um sistema microcontrolador que vai comandar este ciclo de funcionamento da escala rolante.
Segundo o empresário o seu problema está no alto consumo de energia elétrica, pois as escadas rolantes funcionam 70% do tempo sem usuário. Com

Relacionados

  • Design
    24726 palavras | 99 páginas