Formula 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente estudo procura demonstrar a importância das tecnologias criadas e implementadas na Fórmula 1 para a evolução do mercado automobilístico de carros de passeio. A Fórmula 1 se configura como um importante laboratório, onde milhões de dólares são investidos anualmente em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias e grandes ideias são convertidas soluções inovadoras.Atualmente a Fórmula 1 conta com grandes montadoras como a Ferrari, Honda, Mercedes – Benz, Renault, BMW e Toyota, todas concorrendo dentro e fora das pistas. Além das montadoras, os fabricantes de combustíveis e lubrificantes, pneus e o segmento de TI estão fortemente presentes na categoria.

INTRODUÇÃO
Em meados de 1950 se dá início ao primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, nessa época asevoluções tecnológicas não eram tão amplas e rápidas como nos atualmente, apenas nos anos 60 ocorreu um grande incremento dos investimentos em tecnologia e segurança. Aquela década foi marcada pelo desenvolvimento de um motor que trabalhava com 4 válvulas por cilindro e pela descoberta através de Chapman Colin da importância da aerodinâmica que resultaram nas asas e spoolers, até hoje utilizados.
Já nadécada de 70 o investimento pesado de patrocinadores alavancou mais ainda a categoria, iniciava-se ali uma disputa ferrenha por espaço. Já ao final daquela década e início dos anos 80, as grandes montadoras, os fabricantes de pneus e lubrificantes começaram a investir mais pesado ainda nas pesquisas para ganhar segundos preciosos nas pistas.
Embora a busca por novas tecnologias não fosse conduzida deforma ordenada, seus resultados eram visíveis. Do final da década de 80 até meados da de 90 tivemos um salto tecnológico expressivo com a implementação das inovações resultantes das pesquisas. Àquela época, se fortaleceu contando com a utilização intensiva da informática que se tornou grande aliada das escuderias para a conquista de títulos mundiais de pilotos e de construtores.
A gestão doconhecimento acumulado em décadas vem sendo o diferencial competitivo para as grandes montadoras de veículos, e a Fórmula 1 é a incubadora das invenções e propulsora de inovações para o mercado automotivo e correlato fora das pistas, perenizando as empresas e suas marcas, coadunando-se desta forma com a máxima de FREEMAN e SOETE (1997), “Não inovar é morrer”.

Transferência de Tecnologia da Formula1 para Carro de Passeio.
Das pistas para as ruas tivemos grandes evoluções, quer seja dos motores, pneus, chassis, suspensão, combustíveis, sistemas eletrônicos, computadores de bordo, direção, entre outras. As montadoras vêm investindo pesado em P & D(Pesquisa e Desenvolvimento), pois estão cientes de que este é o grande diferencial competitivo de hoje e de amanhã, e a Fórmula 1 é oacelerador das pesquisas e, consequentemente, dos resultados que ajudará em novas pesquisas, invenções e inovações.
As montadoras como Honda, Toyota e Renault, que na disputa por uma parcela maior de mercado têm desenvolvido novas tecnologias, boa parte delas advindas das pistas da Fórmula 1, e as implementando nos veículos comerciais com grande sucesso. As montadoras citadas disponibilizam um pacote deinovações em seus veículos, seja ele o New Civic, a Toyota Corolla ou mesmo o Renault Megane. Para estas empresas e seus produtos, a competição pelo espaço no mercado está atrelada aos investimentos em P & D.
Câmbio Automatizado
A Fiat Automóveis, aproveitando uma tecnologia oriunda da Fórmula 1 implementou uma novidade no veículo Stilo, o câmbio automatizado. O sistema automatizado não éautomático, nem manual. É um pouco dos dois, como um carro flex, que roda tanto com álcool quanto com gasolina e quem escolhe qual usar é o motorista. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas, por isso não há o pedal...
tracking img