FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO: ações e desafios no contexto do Pibid Diversidade

5875 palavras 24 páginas
FORMAÇÃO,

PESQUISA

E

PRÁTICA

PEDAGÓGICA

DOS/AS

PROFESSORES/AS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO: ações e desafios no contexto do Pibid Diversidade

Introdução
Os indígenas foram reconhecidos como povos culturalmente diferenciados da sociedade nacional a partir da Constituição da República Federativa do Brasil, quando firmou no ato de sua promulgação o reconhecimento da especificidade de “[...] suas crenças, costumes e tradições” (BRASIL, 1988, Art. 231). Ou seja, essa legislação inaugurou um novo modelo de relação entre Estado brasileiro e os povos indígenas, superando o paradigma da incorporação dos indígenas à sociedade nacional, enfatizando, assim, o respeito e a valorização das culturas desses povos.
Neste trabalho, estamos compreendendo o conceito de cultura como nos informa
Santos (2003):

Cultura é uma dimensão do processo social, da vida, de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de práticas e concepções, como por exemplo se poderia dizer da arte. Não é apenas uma parte da vida social como, por exemplo, se poderia falar de religião. Não se pode dizer que cultura seja algo independente da vida social, algo que nada tenha a ver com a realidade onde existe.
Entendida dessa forma, cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que ela exista em alguns contextos e não em outros (p. 44).

Dessa forma, cultura não é algo natural ou decorrente de leis físicas ou biológicas. É uma construção histórica, seja como concepção, seja como dimensão do processo social. Cultura é um produto coletivo da vida humana e por isso mesmo ela é uma “produção desigual e incompleta de significação e valores, muitas vezes composta por demandas e práticas incomensuráveis, produzidas no ato de sobrevivência cultural” (BHABHA,1998, p. 48).
Assumindo essa noção de cultura, compreende-se que todos os grupos humanos têm suas culturas produzindo sociedades multiculturais. Esse reconhecimento de
sociedades

Relacionados