FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: IMPRESSÕES DE ESTAGIÁRIOS DE LINGUA INGLESA

4138 palavras 17 páginas
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: IMPRESSÕES DE ESTAGIÁRIOS DE LINGUA INGLESA

Lusinilda Carla Pinto Martins1

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar impressões gerais manifestas por estagiários de língua inglesa relacionadas ao contexto escolar e aos seus atores.
Segundo Pimenta (2002, p. 20), o grande desafio da formação inicial, nos momentos de estágio, é relacionar as experiências e concepções prévias dos estagiários com as observações sobre o contexto escolar e seus atores. Sistematizar tais observações significa abandonar o olhar de aluno e enxergar a escola, o professor, os alunos e as aulas sob a perspectiva de professor.

CONTEXTO E METODOLOGIA
Esse estudo é parte de minha pesquisa de doutorado desenvolvida, com base em uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica, junto a estagiários do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, durante as atividades de Estagio III e Estágio IV no período de 2008 a 2009.
De acordo com o projeto pedagógico do curso (UNIR, 2005), os estágios são realizados a partir do quinto semestre (Estágio I, II III e IV), com carga horária de 100horas cada um, têm objetivos e atividades específicas. A proposta do estágio I é compreender a estruturação hierárquica e lógica de organização da escola, e a do estagio II, observar e compreender a interação na/da sala de aula, seu futuro lócus de trabalho.
Os estágios III e IV concentram mais efetivamente momentos da atividade docente. No estágio III, o estagiário auxilia o professor regente nas atividades da sala e ministra aulas seguindo o plano do docente da turma. No estágio IV, por sua vez, seu papel é mais intenso pelo fato de elaborar e executar um projeto de ensino (pesquisa e extensão) próprio. Todos os estágios oportunizam o desenvolvimento de atividades referentes ao ofício do professor bem como instauram um olhar diferenciado sobre a profissão docente a partir das impressões e reflexões que a prática de observação propicia. È

Relacionados