FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRIBUIÇÕES DO AFRO DESCENTES E INDÍOS

2207 palavras 9 páginas
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRIBUIÇÕES DO AFRO DESCENTES E INDÍOS

Ana Paula Guedes Souza Nascimento
Professor-Tutor Externo: Kalenna Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social ( SES 0165) – Prática Módulo II
09/08/2013

RESUMO

A presença do negro e do índio na constituição da sociedade brasileira são inquestionáveis, contribuíram para formação social, política, econômica e cultural do país, esse reconhecimento promove a valorização das raízes indígenas e africanas, quebrando o paradigma da visão européia, valorizando as minorias colonizadoras.Deve-se rever a nossa com um olhar atento, a todas as contribuições das diversas etnias, valorizando a diversidade cultural, sem preconceitos e sim com admiração e respeito, contribuindo assim para formação de uma população onde seu povo conhece sua história e contribui para uma sociedade ética e solidaria.

Palavras - chave: Sociedade. Negros. Índios.

1 INTRODUÇÃO

A história da colonização brasileira possui traços culturais diferentes da cultura européia, índios e africanos forma a base para formação dessa colonização, participando dos aspectos econômicos, sociais e políticos para a construção da identidade nacional. No primeiro momento da historia brasileira a mão-de-obra era indígena, depois o negro veio para o Brasil para substituir os índios neste trabalho, sendo o produtor da economia colonial e um dos principais formadores da nossa sociedade. Os africanos tiveram a vida e o seu destino associados a um terrível sistema de exploração do homem pelo homem. Explorados economicamente, não contavam senão como instrumento de trabalho e capital (FERNANDES, 1971, p. 21).
Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, no ano de 1500, estima-se que a população indígena era de aproximadamente cinco milhões de indivíduos, distribuídos em duas tribos com mais de 600 línguas, originando assim uma vasta diversidade cultural, sendo essa questão complexa quando

Relacionados