Formato tiff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formato TIFF (Tagged Image File Format)
Jailson Volnei dos Santos1 Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau, SC – Brasil
jailsvs@gmail.com.br
1

Abstract. This meta-paper describes TIFF - Tagged Image File Format, an extension based file format for storing and interchanging raster images. This format has become the standard of graphics files(24 or 32-bit) with high color definition. It is widely used in image manipulation applications such as Photoshop, DTP and scanners and also widely used for the exchange of images between different platforms (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). There is also the option in which a file “.tif” or “.tiff” has more than one page in a single file. Resumo. Este meta-artigo descreve TIFF –Tagged Image File Format, uma extenção com base em formato de arquivo para armazenagem e intercâmbio de imagens raster. Este formato tornou-se padrão dos arquivos gráficos (24 ou 32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversasplataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo “.tif” ou “.tiff” tenha mais de uma página dentro de um único arquivo.

1. Formato TIFF – Informações Gerais
O formato TIF ou TIFF é um formato de ficheiro gráfico bitmap (Raster)³. Foi desenvolvido em 1987 pela empresa Aldus (pertencendo doravante à Adobe). As últimas especificações (Revisão 6.0) forampublicadas em 1992. O TIFF descreve dados de imagem que normalmente vem de scanners, equipamentos de captura de imagens, e/ou programas de pintura e foto-retoque. TIFF não é uma linguagem de impressora ou linguagem de descrição de página. O propósito do TIFF é descrever e armazenar dados de imagem raster. A meta principal do TIFF é proporcionar um ambiente rico em que aplições possam trocar dadosde imagem. Esta riqueza é necessária para tirar vantagem das diferentes capacidades de scanners e outros dispositivos de captura de imagens simples. Foi dada prioridade elevada à estruturação de TIFF para que futuras melhorias possam ser adicionados sem causar sofrimento desnecessário para os desenvolvedores.
² LZW (Lempel-Ziv-Welch) - Algoritmo para para reduzir um tamanho fisico de um bloco deinformações. É simétrico, adaptativo e sem perdas, utiliza estratégia de compressão baseada em dicionário (tabela de associação código - símbolo). Permite compressão de 50% a 90% de arquivos TIFF ³ Raster - Imagens raster (ou bitmap, que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais.

2. Histórico
A primeira versão daespecificação TIFF foi publicada pela Aldus Corporation em 1986, após uma série de reuniões com vários fabricantes de scanner e desenvolvedores de software. Ele não tinha um número de revisão, mas deveria ter sido rotulado Revisão 3.0 já que havia dois grandes lançamentos de projetos anteriores. A Revisão 4.0 continha principalmente pequenas melhorias e foi lançado em abril 1987. A Revisão 5.0,lançada em outubro de 1988, adicionou suporte para paleta de cores imagens e compressão LZW². Atualmente está na Revisão 6.0.

3. Características gerais do formato TIF
O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap (raster) de dimensão considerável (mais de 4 Gb comprimidos sem perda), sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricosutilizados (Device-Independant Bitmap, notado DIB), suporta camadas (layers). O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixeis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores. Além disso, o formato TIF permite o uso de vários espaços de cores: RGB, CMYK, CIE L*a*b, YUV / YCrCb.

4. Estrutura de um ficheiro TIFF
O princípio...
tracking img