FORMATO DO RELAT RIO FINAL DO EST GIO SUPERVISIONADO II

3223 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPUS PETROLINA
CURSO – PEDAGOGIA ANO – 2015.1
COMPONENTE CURRICULAR – ESTÁGIO III
CARGA HORÁRIA: 120 h

1 JUSTIFICATIVA
O Estágio Supervisionado caracteriza-se como uma exigência legal e um problema e um procedimento metodológico do curso, visando o intercambio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre os diferentes contextos de atuação e as alternâncias de intervenção profissional.
Constitui-se num componente curricular que possibilita a interação entre os diferentes atores situados nos diversos níveis que constituem as organizações escolares e não escolares.
2 OBJETIVOS
Contribuir para a melhoria qualitativa da educação das escolas campo de estagio.
Situar o aluno como o responsável pela sua formação profissional.
Subsidiar a construção de identidade profissional a partir da observação ∕ análise crítica de situações vividas em contextos institucionais, numa perspectiva de aproximação do saber, do saber fazer e do saber ser.
Analisar a prática pedagógica em vários contextos educacionais, selecionando e organizando alternativas de intervenção que contribuam para a ressignificação de valores e para a construção da cidadania.
Avaliar as contribuições do Estágio Supervisionado para a construção das competências e habilidades necessárias ai exercício da atividade profissional.
3 EIXOS NORTEADORES
O estágio Supervisionado tem os seguintes eixos norteadores:
a) A docência como base da formação e da identidade profissional.
b) A pesquisa como fundamento para a produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo de atuação profissional.
c) A extensão como recurso na organização e gestão de sistemas, instituições, projetos e experiências escolares e não escolares.
4 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS
a) A pesquisa deverá ter como objeto de estudo aspecto(s) do ensino-aprendizagem relacionado(s) aos eixos norteadores do estágio.
b) As oficinas de extensão

Relacionados