Formatação de patente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACCAT-FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA
Nome: Michele Turra e Jênifer Ritter
Matrícula: 2090198
Disciplina: Processo e Desenvolvimento de Produto
Curso: Engenharia de Produção
Respostas:
1-     O que significa desenvolver produtos?
Desenvolver produtos significa, a partir de conhecimentos técnicos e práticos, criar aperfeiçoar ou modificar uma especificação de produto, através de umaanálise de mercado.
2-     Como o PDP pode contribuir para a capacidade competitiva de uma empresa?
O PDP pode contribuir com a criação de novos produtos e processos, sempre com uma visão ampla das necessidades do mercado, agindo sempre de forma competitiva e inovadora. Também contribui para a sobrevivência da organização no mercado e sua imagem pode ser fortalecida com o sucesso de seus produtosdesenvolvidos.
3-     Qual a importância de classificar, em categorias, os tipos de projetos de desenvolvimento de uma empresa?
Existem projetos de todos os níveis, desde os mais complexos até os mais simples. Entende-se por projeto mais complexos aqueles que demandam mais tempo de trabalho do formulador, pois requer muita pesquisa empenho do mesmo para atingir o objetivo da empresa. Um projeto maissimples, menos complexo nada mais é do que a modificação de um produto já existente no portfólio e que requer apenas alguns ajustes para inseri-lo no mercado. Assim, priorizar e categorizar estes projetos são os quesitos mais importantes para que se possa, em uma gama de projetos, identificar aqueles que darão mais retorno em menos tempo, mais retorno em mais tempo, fácil, moderado, complexo,entre outras diversas classificações. Toda espécie de classificação é aceita, desde que atenda aos objetivos e metas estabelecidos pela empresa.
4-     Quais as principais características, bem como os pontos fortes e fracos, dos arranjos organizacionais para equipes de desenvolvimento?
Os arranjos organizacionais são: estrutura funcional, por projeto e matricial.
Estrutura funcional: o próprionome já diz funcional. Nessa interação entre os setores responsáveis pela atividade e as equipes interagem entre sim no desenvolvimento campo do desenvolvimento o que é um ponto fortíssimo, pois todos tem o conhecimento total sobre o andamento dos projetos. Porém o ponto fraco é que essa interação prejudica o foco nos desenvolvimentos.
Estrutura por Projeto: cada equipe de desenvolvimento trabalhacom um única linha de produtos da empresa. Focando-se apenas naquela tecnologia. Nesse tipo de estrutura a resposta da equipe é mais rápida e versátil pela própria especialidade da equipe naquele campo de atuação. Ponto fraco: uma mudança brusca de campo de atuação para outra tecnologia requer um longo de tempo de adequação do funcionário aquela função.
Estrutura matricial: Nesse tipo de estruturaa empresa é totalmente favorecida pela atuação da equipe de forma a valorizar o entrosamento de toda a empresa para implantação do projeto. Ponto forte: bom entrosamento da equipe, provocando comprometimento de todos. Ponto fraco: divergências de tomadas de decisões entre equipe gerencial.
5-     Por que é importante para uma empresa adotar um modelo de referência para o seu PDP? Quais asconsequências previsíveis, caso a empresa vá estruturando seu PDP sem seguir um modelo?
A importância  de uma  empresa adotar um modelo de referência  é fundamental, pois  o modelo de referência  estrutura a empresa em macrofases e etapas para o desenvolvimento do produto. Dessa forma, é possível  identificar a oportunidade de mercado  que é a fase inicial do desenvolvimento e acompanhá-la, de formaestruturada, até o lançamento do produto e muitas vezes  vai além , até o acompanhamento do produto no mercado.  As etapas definem e norteiam o desenvolvimento no que diz respeito a custos, tecnologia, insumos , entre outros  aspectos que devem ser avaliados e criteriosamente ao londo do projeto.
Se uma empresa  não estruturar seu PDP no inicio e não definir  etapas para o desenvolvimento...
tracking img