Formas de preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intolerância




Polícia prende 23 no Egito por intolerância religiosa


Cairo vive onda de violência religiosa desde o fim de semana

Publicado em 09/05/2011 às 14h04:


A polícia deteve nesta segunda-feira (10) 23 pessoas por intolerância religiosa no Cairo, capital do Egito. Entre elas estavam o marido da cristã cuja suposta conversão ao islamismo incendiou os choques que causaram12 mortos no sábado à noite.

Embora sobre a história ainda deixe muitas dúvidas, as informações indicam que o marido muçulmano e sua mulher se converteram ao islamismo para poderem casar-se. Os rumores que a jovem estaria retida na igreja de Mar Mina, no coração de um bairro pobre, acenderam os ânimos e um grupo de muçulmanos enfurecidos tentou atacar a igreja.

Outro líder preso nestasegunda é o dono de um café próximo à igreja onde ocorreram os confrontos. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, os enfrentamentos mataram 12 pessoas e deixaram 240 feridas.

O general Farouk Lashin, chefe da segurança de Giza, encaminhou o marido e o dono do café à promotoria para interrogatório. Centenas de cristãos estão desde domingo em frente ao prédio da TV estatal egípcia emprotesto pelo ataque à igreja. Durante a concentração de domingo à noite, ao menos 67 pessoas ficaram feridas, 11 continuam hospitalizadas.

[pic]INTERNACIONAL "Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/intolerancia-religiosa-leva-a-detencao-de-23-pessoas-no-cairo-20110509.htmlXenofobia


Terça-feira, 16 de novembro de 2010
Postado por Leila Cordeiro às 06h23min PM


Crime de xenofobia





Um casal de brasileiros, Luciano Correia da Silva, de 28 anos e Andressa Valéria de 26, estavam saindo de um bar à noite, quando Luciano resolveu parar no meio da rua para urinar. Segundo Andressa, um homem parecendo embriagado com sotaque português começou a gritar com Luciano.Segundo ela, o agressor dizia: “brasileiro de m..., volta para a tua terra, vagabundo”.
O homem teria puxado um canivete assim que Luciano fechou o zíper da calça. Neste momento, Andressa, assustada, diz ter ido a um café ao lado para pedir ajuda. Quando voltou, ela viu Luciano no chão, atingido por um golpe profundo no peito.
O agressor fugiu, levando o canivete. Luciano foi levado para ohospital, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi parar na polícia Judiciária e está sob investigação. As ofensas xenófobas proferidas pelo homem vão ser um agravante na sua condenação, segundo ainda a PJ portuguesa.
Andressa contou que Luciano era serralheiro e vivia em Portugal há quatro anos, era imigrante legalizado. O casal viveu junto por dois anos com uma filha de Andressa, de um ano enove meses.

http://leilacordeiro.blogspot.com/2010/11/crime-de-xenofobia.html (DIÁRIO DE UMA REPÓRTER)


Racismo





Atitudes racistas voltam a roubar a cena no futebol


Casos de ofensas crescem devido a ações de torcedores


16/04/2010 13h54min: 00


O polêmico caso de racismo entre os zagueiros, Manoel, do Atlético Paranaense, e Danilo, do Palmeiras, não chega a ser novidadeno futebol mundial. O defensor do rubro-negro paranaense levou uma cusparada e reclamou de ter sido chamado de macaco pelo jogador do clube paulista. Nos últimos tempos, tem se tornado comum casos como este.

RELEMBRE OUTROS CASOS QUE ABALARAM O MUNDO:
Eto'o - Em uma partida pelo Barcelona, em 2006, o atacante camaronês foi ofendido pelos torcedores do Zaragoza. O árbitro chegou a interromper ojogo para alertar os torcedores sobre os xingamentos racistas. Como a conduta persistiu, aos 77 minutos da partida, Eto’o ameaçou sair do campo, mas foi contido por seus colegas.
Asamoah - Às vésperas da Copa do Mundo de 2006, o meia Gerald Asamoah - de origem ganesa -, primeiro jogador negro a ser convocado para a seleção alemã, foi vítima de uma campanha de difamação por parte de um grupo de...
tracking img